O presente trabalho versa sobre um estudo das possibilidades de aplicação da filosofia de Paulo Freire no brincar desenvolvido dentro das práticas pedagógicas da Educação Infantil. Dialogamos acerca da usabilidade dos princípios de Freire dentro de uma possível práxis dos educadores desta etapa escolar. Por reconhecermos a importância do momento educativo vivido durante os anos da Educação Infantil e entendermos que as práticas a serem desenvolvidas devem se direcionar para o favorecimento da constituição da autonomia e emancipação dos seres humanos, justificamos a importância desta pesquisa, mediante a possibilidade de estabelecer alternativas para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Objetivamos, portanto, analisar a inserção dos conceitos de diálogo e pedagogia situada no contexto de escolarização infantil. A metodologia utilizada, refere-se à uma revisão conceitual dos termos diálogo e pedagogia situada, através da análise das obras: Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Indignação, Pedagogia do Oprimido, Educação e Emancipação e Medo e Ousadia – O cotidiano do professor. A ordem em que as obras foram utilizadas obedeceu às nossas necessidades de consulta, não sendo realizada, necessariamente, na ordem supracitada. Os resultados, apontam para possíveis caminhos a serem traçados, exercitando a horizontalidade dos processos pedagógicos. Nesse contexto, afirmamos a necessidade de estimar a voz da criança, em todas as suas formas de expressão. Por fim, ressaltamos a importância da valorização da relação construída entre os sujeitos, contribuindo para que o ambiente escolar se torne mais humano e acolhedor, e em consequência disso, fortalecendo os vínculos interpessoais, preparando os indivíduos para a atuação na sociedade.