O presente trabalho trata do processo de avaliação dos alunos das turmas 8º B, 8º C, 9º A e 9º C do ensino fundamental e 1º ano C e 1º ano D do ensino médio da escola estadual Walfredo Gurgel, objetivando analisar o procedimento de ensino-aprendizagem desses estudantes. Levando-se em conta a problemática de avaliar esses alunos quanto ao seu desempenho e comportamento por meio de notas de provas e trabalhos, fichas de frequência e observação, os resultados obtidos e discutidos foram alternados no que se refere aos vários aspectos avaliados pelos graduandos de licenciatura de Educação Física/Unifacex e bolsistas do PIBID. Com base nos resultados e discussões, constatou-se o bom desempenho quanto à frequência; um comportamento considerado mediano com algumas participações mais enfáticas de alguns alunos e menos por partes de outros, respeitoso em relação aos bolsistas e ao professor oficial da turma; e um baixo rendimento em relação às notas de trabalhos e provas. Diante do que foi exposto, pôde-se concluir que o processo avaliativo é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos, tendo em vista que a partir da avaliação podem surgir novas estratégias para a ministração das aulas, já que os fatores de dificuldades vão aparecendo durante o processo de ensino-aprendizagem e o professor como mediador do conhecimento tende a buscar novas alternativas para que o aluno aprenda; ele tem o papel de formar novos caminhos para tentar fazer com que os indivíduos aprendam e dessa maneira desenvolvam habilidades motoras, cognitivas e aperfeiçoem os gestos atitudinais.