Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar as contribuições e experiências adquiridas no projeto de extensão Curso Básico de Qualificação Profissional em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Viana no primeiro semestre de 2017. O Curso foi uma iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e visa concretizar algumas das competências deste núcleo dispostas na Resolução 015, de 27 de fevereiro de 2015 do IFMA, dentre elas a de propor a formação continuada da comunidade escolar, articular parcerias com instituições públicas e privadas, associações, cooperativas, ONG’s, órgãos representativos das pessoas com deficiência, na perspectiva da Educação Inclusiva. A referida resolução pretende fomentar nos Campi ações de incentivo e apoio aos alunos para o desenvolvimento de tecnologias, instrumentos, recursos e soluções arquitetônicas que favoreçam a acessibilidade, mobilidade e inclusão além de promover ações que envolvam a sensibilização e formação de servidores para as práticas inclusivas. O projeto foi desenvolvido em parceria com as redes municipal e estadual de educação do município de Viana objetivando capacitar os profissionais que trabalham diretamente com alunos surdos/deficientes auditivos, com o intuito de colaborar para que o IFMA cumpra sua missão de promover educação comprometida com a formação cidadã, pautada pelo princípio da inclusão social e respeito à diversidade humana, ajudando a transformar as comunidades em que estão inseridos bem como proporcionar aos profissionais participantes, aperfeiçoamento para lidar com pessoas com surdez/deficiência auditiva. O curso foi distribuído em oito módulos, totalizando cento e sessenta horas configurando-se um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), em acordo com a Lei nº 9.394/1996 (LDBN), a Resolução CNE/CEB Nº 06/2012 e o Decreto nº 8.268/2014, bem como com o Plano de Desenvolvimento Institucional (2014/2018) e a Política de Projetos de Extensão, ambos instituídos pelo IFMA (2015) e certificou 36 profissionais.