Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIXO E TECNOLOGIA: ABORDANDO A TABELA PERIÓDICA E A CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTSA.

Palavra-chaves: CIÊNCA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37378
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 623
    "inscrito_id" => 6397
    "titulo" => "LIXO E TECNOLOGIA: ABORDANDO A TABELA PERIÓDICA E A CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTSA."
    "resumo" => "O ensino das Ciências tem acompanhado as transformações do mundo, o que tornou o modelo  tradicional de ensino obsoleto frente as demandas da sociedade. Com isso, surgiu a necessidade de atualizar o modelo atual de ensino, de forma a proporcionar o acesso a conhecimentos químicos que permitam a construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, que contribua  para que o indivíduo seja agente de transformação de nossa sociedade. Frente ao atual contexto da sociedade, onde há uma imensa velocidade no compartilhamento de informações, no desenvolvimento de novas tecnologias e isocronicamente uma busca por sustentabilidade, se faz necessário refletir e propor ações sobre as consequências e problemáticas de natureza social e ambiental geradas pelo desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente no que se refere à equidade na distribuição dos custos ambientais provocados pelas inovações tecnológicas; ao uso inapropriado de determinadas descobertas científicas; às implicações éticas e à aceitação dos riscos de determinadas tecnologias; às mudanças provocadas no meio ambiente pelo exercício do poder e pela força do capital; entre outras. A partir desta reflexão, assumimos como problema de pesquisa trabalhar conteúdos de química, sob uma ótica tecnológica e social, abordando problemas reais da nossa sociedade e investigando soluções que deem conta sustentavelmente das demandas. Sendo assim, utilizaremos como tema norteador, “Lixo tecnológico: abordando a tabela periódica e a classificação dos elementos químicos a partir de uma perspectiva CTSA’’. Foi abordado o consumo e  descarte dos eletrônicos, que promovem um imenso “mar de lixo” e seus inerentes malefícios, bem como toda a química dos elementos presentes neste. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi promover a assimilação de conteúdos químicos como a classificação dos elementos químicos e tabela periódica, através da aproximação destes conteúdos com a realidade do aluno, tendo na abordagem CTSA seu principal enfoque. Analisou também as contribuições da CTSA para a aprendizagem dos estudantes, e a avaliação das potencialidades e limitações atreladas ao processo de ensino-aprendizagem em abordagens dessa natureza. Nessa perspectiva, baseadas na abordagem CTSA, foram propostas atividades que buscaram auxiliar os alunos em sua formação enquanto estudantes e cidadãos, com a finalidade de analisar qualitativamente a produção dos alunos em sala de aula, as compreensões construídas por eles em relação à temática explorada e aos conceitos abordados; a capacidade crítica e reflexiva desenvolvida pelos estudantes em processos de tomada de decisão frente às problemáticas sociais discutidas em sala de aula; e por fim, as dificuldades, potencialidades e limitações inerentes a aplicação da sequência de aulas. Após a implementação das atividades citadas, os alunos demonstraram uma maior participação e interesse nas aulas de química, além de um melhor desempenho da autonomia criativa e teórico-prática na  tomada de decisões para mitigar os impactos do  problema real do lixo eletrônico, evidenciando a dimensão social e ecológica que a pesquisa pretendia evocar, além de possibilitar  uma abordagem, científica, tecnológica, social e ambiental da tabela periódica, que permitiu aos alunos identificar a contribuição da química para questões de cunho ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6397_30082017185616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADER ANTONIO TRAJANO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "JADER DUARTE"
    "autor_email" => "g00674@ifibe.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37378
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 623
    "inscrito_id" => 6397
    "titulo" => "LIXO E TECNOLOGIA: ABORDANDO A TABELA PERIÓDICA E A CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CTSA."
    "resumo" => "O ensino das Ciências tem acompanhado as transformações do mundo, o que tornou o modelo  tradicional de ensino obsoleto frente as demandas da sociedade. Com isso, surgiu a necessidade de atualizar o modelo atual de ensino, de forma a proporcionar o acesso a conhecimentos químicos que permitam a construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, que contribua  para que o indivíduo seja agente de transformação de nossa sociedade. Frente ao atual contexto da sociedade, onde há uma imensa velocidade no compartilhamento de informações, no desenvolvimento de novas tecnologias e isocronicamente uma busca por sustentabilidade, se faz necessário refletir e propor ações sobre as consequências e problemáticas de natureza social e ambiental geradas pelo desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente no que se refere à equidade na distribuição dos custos ambientais provocados pelas inovações tecnológicas; ao uso inapropriado de determinadas descobertas científicas; às implicações éticas e à aceitação dos riscos de determinadas tecnologias; às mudanças provocadas no meio ambiente pelo exercício do poder e pela força do capital; entre outras. A partir desta reflexão, assumimos como problema de pesquisa trabalhar conteúdos de química, sob uma ótica tecnológica e social, abordando problemas reais da nossa sociedade e investigando soluções que deem conta sustentavelmente das demandas. Sendo assim, utilizaremos como tema norteador, “Lixo tecnológico: abordando a tabela periódica e a classificação dos elementos químicos a partir de uma perspectiva CTSA’’. Foi abordado o consumo e  descarte dos eletrônicos, que promovem um imenso “mar de lixo” e seus inerentes malefícios, bem como toda a química dos elementos presentes neste. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi promover a assimilação de conteúdos químicos como a classificação dos elementos químicos e tabela periódica, através da aproximação destes conteúdos com a realidade do aluno, tendo na abordagem CTSA seu principal enfoque. Analisou também as contribuições da CTSA para a aprendizagem dos estudantes, e a avaliação das potencialidades e limitações atreladas ao processo de ensino-aprendizagem em abordagens dessa natureza. Nessa perspectiva, baseadas na abordagem CTSA, foram propostas atividades que buscaram auxiliar os alunos em sua formação enquanto estudantes e cidadãos, com a finalidade de analisar qualitativamente a produção dos alunos em sala de aula, as compreensões construídas por eles em relação à temática explorada e aos conceitos abordados; a capacidade crítica e reflexiva desenvolvida pelos estudantes em processos de tomada de decisão frente às problemáticas sociais discutidas em sala de aula; e por fim, as dificuldades, potencialidades e limitações inerentes a aplicação da sequência de aulas. Após a implementação das atividades citadas, os alunos demonstraram uma maior participação e interesse nas aulas de química, além de um melhor desempenho da autonomia criativa e teórico-prática na  tomada de decisões para mitigar os impactos do  problema real do lixo eletrônico, evidenciando a dimensão social e ecológica que a pesquisa pretendia evocar, além de possibilitar  uma abordagem, científica, tecnológica, social e ambiental da tabela periódica, que permitiu aos alunos identificar a contribuição da química para questões de cunho ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6397_30082017185616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADER ANTONIO TRAJANO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "JADER DUARTE"
    "autor_email" => "g00674@ifibe.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino das Ciências tem acompanhado as transformações do mundo, o que tornou o modelo tradicional de ensino obsoleto frente as demandas da sociedade. Com isso, surgiu a necessidade de atualizar o modelo atual de ensino, de forma a proporcionar o acesso a conhecimentos químicos que permitam a construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, que contribua para que o indivíduo seja agente de transformação de nossa sociedade. Frente ao atual contexto da sociedade, onde há uma imensa velocidade no compartilhamento de informações, no desenvolvimento de novas tecnologias e isocronicamente uma busca por sustentabilidade, se faz necessário refletir e propor ações sobre as consequências e problemáticas de natureza social e ambiental geradas pelo desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente no que se refere à equidade na distribuição dos custos ambientais provocados pelas inovações tecnológicas; ao uso inapropriado de determinadas descobertas científicas; às implicações éticas e à aceitação dos riscos de determinadas tecnologias; às mudanças provocadas no meio ambiente pelo exercício do poder e pela força do capital; entre outras. A partir desta reflexão, assumimos como problema de pesquisa trabalhar conteúdos de química, sob uma ótica tecnológica e social, abordando problemas reais da nossa sociedade e investigando soluções que deem conta sustentavelmente das demandas. Sendo assim, utilizaremos como tema norteador, “Lixo tecnológico: abordando a tabela periódica e a classificação dos elementos químicos a partir de uma perspectiva CTSA’’. Foi abordado o consumo e descarte dos eletrônicos, que promovem um imenso “mar de lixo” e seus inerentes malefícios, bem como toda a química dos elementos presentes neste. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi promover a assimilação de conteúdos químicos como a classificação dos elementos químicos e tabela periódica, através da aproximação destes conteúdos com a realidade do aluno, tendo na abordagem CTSA seu principal enfoque. Analisou também as contribuições da CTSA para a aprendizagem dos estudantes, e a avaliação das potencialidades e limitações atreladas ao processo de ensino-aprendizagem em abordagens dessa natureza. Nessa perspectiva, baseadas na abordagem CTSA, foram propostas atividades que buscaram auxiliar os alunos em sua formação enquanto estudantes e cidadãos, com a finalidade de analisar qualitativamente a produção dos alunos em sala de aula, as compreensões construídas por eles em relação à temática explorada e aos conceitos abordados; a capacidade crítica e reflexiva desenvolvida pelos estudantes em processos de tomada de decisão frente às problemáticas sociais discutidas em sala de aula; e por fim, as dificuldades, potencialidades e limitações inerentes a aplicação da sequência de aulas. Após a implementação das atividades citadas, os alunos demonstraram uma maior participação e interesse nas aulas de química, além de um melhor desempenho da autonomia criativa e teórico-prática na tomada de decisões para mitigar os impactos do problema real do lixo eletrônico, evidenciando a dimensão social e ecológica que a pesquisa pretendia evocar, além de possibilitar uma abordagem, científica, tecnológica, social e ambiental da tabela periódica, que permitiu aos alunos identificar a contribuição da química para questões de cunho ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.