O ensino das Ciências tem acompanhado as transformações do mundo, o que tornou o modelo tradicional de ensino obsoleto frente as demandas da sociedade. Com isso, surgiu a necessidade de atualizar o modelo atual de ensino, de forma a proporcionar o acesso a conhecimentos químicos que permitam a construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, que contribua para que o indivíduo seja agente de transformação de nossa sociedade. Frente ao atual contexto da sociedade, onde há uma imensa velocidade no compartilhamento de informações, no desenvolvimento de novas tecnologias e isocronicamente uma busca por sustentabilidade, se faz necessário refletir e propor ações sobre as consequências e problemáticas de natureza social e ambiental geradas pelo desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente no que se refere à equidade na distribuição dos custos ambientais provocados pelas inovações tecnológicas; ao uso inapropriado de determinadas descobertas científicas; às implicações éticas e à aceitação dos riscos de determinadas tecnologias; às mudanças provocadas no meio ambiente pelo exercício do poder e pela força do capital; entre outras. A partir desta reflexão, assumimos como problema de pesquisa trabalhar conteúdos de química, sob uma ótica tecnológica e social, abordando problemas reais da nossa sociedade e investigando soluções que deem conta sustentavelmente das demandas. Sendo assim, utilizaremos como tema norteador, “Lixo tecnológico: abordando a tabela periódica e a classificação dos elementos químicos a partir de uma perspectiva CTSA’’. Foi abordado o consumo e descarte dos eletrônicos, que promovem um imenso “mar de lixo” e seus inerentes malefícios, bem como toda a química dos elementos presentes neste. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi promover a assimilação de conteúdos químicos como a classificação dos elementos químicos e tabela periódica, através da aproximação destes conteúdos com a realidade do aluno, tendo na abordagem CTSA seu principal enfoque. Analisou também as contribuições da CTSA para a aprendizagem dos estudantes, e a avaliação das potencialidades e limitações atreladas ao processo de ensino-aprendizagem em abordagens dessa natureza. Nessa perspectiva, baseadas na abordagem CTSA, foram propostas atividades que buscaram auxiliar os alunos em sua formação enquanto estudantes e cidadãos, com a finalidade de analisar qualitativamente a produção dos alunos em sala de aula, as compreensões construídas por eles em relação à temática explorada e aos conceitos abordados; a capacidade crítica e reflexiva desenvolvida pelos estudantes em processos de tomada de decisão frente às problemáticas sociais discutidas em sala de aula; e por fim, as dificuldades, potencialidades e limitações inerentes a aplicação da sequência de aulas. Após a implementação das atividades citadas, os alunos demonstraram uma maior participação e interesse nas aulas de química, além de um melhor desempenho da autonomia criativa e teórico-prática na tomada de decisões para mitigar os impactos do problema real do lixo eletrônico, evidenciando a dimensão social e ecológica que a pesquisa pretendia evocar, além de possibilitar uma abordagem, científica, tecnológica, social e ambiental da tabela periódica, que permitiu aos alunos identificar a contribuição da química para questões de cunho ambiental.