As reformas educacionais iniciadas na última década no Brasil e nos demais países da América Latina têm trazido mudanças significativas para as esferas educacionais. São reformas que atuam não só no nível da escola, mas em todo o sistema, repercutindo em mudanças profundas na natureza do trabalho escolar. O gestor educacional, nas esferas municipais, estaduais ou federais, querendo ou não, necessita de um conhecimento científico sobre política, principalmente em instituições sociais. Os modelos gestionários influenciam diretamente na qualidade e autonomia escolar, e seu caráter democrático e participativo é essencial para o funcionamento das instituições. Sendo assim, a defesa pela democracia centra-se no princípio de que a melhoria dos sistemas escolares em todos os níveis requer, necessariamente, uma ampliação dos espaços de participação da sociedade na definição e implementação das políticas. Diante tais mudanças, as redes de ensino necessitam de profissionais habilitados que possam circundar as dificuldades impostas cotidianamente. Sendo assim, o trabalho objetivou-se em analisar as concepções dos secretários da educação de da cidade de Areia – PB, e relacioná-las com os conceitos de gestão democrática e autonomia escolar. A pesquisa ocorreu na secretaria municipal da educação, do município de Areia, localizado na Paraíba. A pesquisa constitui-se de uma entrevista e possui caráter qualitativo, pois busca o aprofundamento nas concepções apresentadas pelo gestor. Solicitou-se a entrevista com o secretário, e posteriormente os dados foram organizados e analisados. O secretário (a) relata alguns pontos em ordem de importância. Recursos financeiros aparecem como a maior problemática, seguido da motivação do corpo docente; O FUNDEB e o Mais Educação aparecem como políticas educacionais importantes; e ainda persiste a ideia de que os conselhos escolares não funcionam nas redes de ensino. É notável que a gestora tem concepções fundamentais para gerir uma rede de ensino, o que possibilita uma gestão coerente e eficaz.