A educação de jovens e adultos (EJA) é bem antiga. A EJA apresentou um avanço satisfatório com a implementação de programas, voltados a diminuir o analfabetismo no Brasil no século XX, que prezam por distribuir oportunidades de educação para quem não conseguiu frequentar o ensino regular. Os estudantes dessa modalidade sofrem com o preconceito da sociedade por não entender as dificuldades que os levam a optar pela EJA. O presente trabalho tem como objetivo compreender quem são os jovens e adolescentes que estudam na EJA e suas perspectivas para após a conclusão do ensino médio, buscando entender o motivo que os levaram a optar pela EJA e saber a suas perspectivas de futuro. O questionário foi aplicado em uma escola estadual da cidade de Areia-PB, no terceiro ano do ensino médio. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos alunos tiveram passagens rápidas pelo ensino regular, sendo a maior parte dos estudos ocorridos na Educação de Jovens e Adultos. Constatamos também que grande parte dos entrevistados optados pela EJA por falta de tempo, gravidez, trabalho e opção pessoal. 75% dos entrevistados buscam na modalidade uma maneira de conseguir uma profissão e ingressar em uma universidade e 25% mesmo não pretendendo cursar a faculdade pensa em fazer curso técnico ou simplesmente conseguir emprego. Grande parte dos alunos da EJA veem essa modalidade como uma solução para seus “problemas”, pois tem a oportunidade de terminar o ensino médio que, por algum motivo, foi impedido no tempo regular, objetivado um futuro bem mais promissor.