PRODUÇÕES TEÓRICAS SOBRE AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL IMPLEMENTADAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38359 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2657 "inscrito_id" => 7951 "titulo" => "PRODUÇÕES TEÓRICAS SOBRE AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL IMPLEMENTADAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "resumo" => "Nesse artigo são apresentados resultados da pesquisa de cunho bibliográfico realizada por meio do Estado da Arte, cujo objetivo foi mapear e analisar as produções teóricas sobre as políticas de assistência estudantil implementadas na Universidade Federal do Pará no período compreendido entre os anos de 2007 a 2017. O problema que norteou essa investigação foi assim delimitado: Quais os aspectos do PNAES têm sido priorizados nas produções científicas sobre esse tema que tiveram como locus de investigação a UFPA? A busca pelas produções teóricas foram realizadas no Google Acadêmico, Scielo; Banco de Teses da Capes, Banco de dados da biblioteca virtual da UFPA, Banco de dados da biblioteca física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos os seguintes descritores: Programa de Assistência Estudantil na UFPA, PNAES na UFPA e Programa Permanência na UFPA. Foram localizados 13 trabalhos, não tendo sido identificado nenhum trabalho no site Scielo e no Banco de Teses da Capes, indicando que a divulgação das produções teóricas sobre essa temática, realizadas na UFPA ainda não têm alcançado uma ampla divulgação. Da totalidade dos trabalhos, seis tiveram como locus da pesquisa o Campus de Altamira e um o Campus de Cametá, os demais trataram de maneira geral da assistência estudantil no âmbito da UFPA. Quanto a maior produção teórica se concentrar no Campus de Altamira está relacionada ao fato de ser desenvolvido nesse campus o projeto Políticas Públicas no Ensino Superior - Assistência estudantil, permanência e evasão (PAEES), desenvolvido na UFPA, Campus de Altamira, cujo eixo norteador é a análise do PNAES, problematizando-o frente às ações que são propostas para contribuir com a permanência do estudante e atenuar a evasão. A publicação sobre das produções teóricas sobre essa temática têm sido mais expressivas em eventos, sites e periódicos ligados à UFPA, indicando que não tem havido ampla divulgação desses estudos. Contudo, a ampliação da divulgação pode contribuir para fomentar pesquisas sobre essa temática em outros contextos. Por fim um dado importante que emergiu da pesquisa é o fato de a assistência estudantil não ser discutida, ou não ter estudos divulgados sobre sua implantação e/ou implementação nos outros nove campi, que juntamente com os campi de Altamira, Belém e Cametá, compõe a Universidade Federal do Pará. Essa lacuna sobre investigações relacionadas a outros campi é indicativo da necessidade de discutir as políticas de assistência estudantil no contexto macro da UFPA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, PNAES, PERNANÊNCIA, ENSINO SUPERIOR, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7951_16092017091749.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DRIELLE LUCIA GOMES DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DRIELLE " "autor_email" => "drijadlui@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38359 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2657 "inscrito_id" => 7951 "titulo" => "PRODUÇÕES TEÓRICAS SOBRE AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL IMPLEMENTADAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "resumo" => "Nesse artigo são apresentados resultados da pesquisa de cunho bibliográfico realizada por meio do Estado da Arte, cujo objetivo foi mapear e analisar as produções teóricas sobre as políticas de assistência estudantil implementadas na Universidade Federal do Pará no período compreendido entre os anos de 2007 a 2017. O problema que norteou essa investigação foi assim delimitado: Quais os aspectos do PNAES têm sido priorizados nas produções científicas sobre esse tema que tiveram como locus de investigação a UFPA? A busca pelas produções teóricas foram realizadas no Google Acadêmico, Scielo; Banco de Teses da Capes, Banco de dados da biblioteca virtual da UFPA, Banco de dados da biblioteca física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos os seguintes descritores: Programa de Assistência Estudantil na UFPA, PNAES na UFPA e Programa Permanência na UFPA. Foram localizados 13 trabalhos, não tendo sido identificado nenhum trabalho no site Scielo e no Banco de Teses da Capes, indicando que a divulgação das produções teóricas sobre essa temática, realizadas na UFPA ainda não têm alcançado uma ampla divulgação. Da totalidade dos trabalhos, seis tiveram como locus da pesquisa o Campus de Altamira e um o Campus de Cametá, os demais trataram de maneira geral da assistência estudantil no âmbito da UFPA. Quanto a maior produção teórica se concentrar no Campus de Altamira está relacionada ao fato de ser desenvolvido nesse campus o projeto Políticas Públicas no Ensino Superior - Assistência estudantil, permanência e evasão (PAEES), desenvolvido na UFPA, Campus de Altamira, cujo eixo norteador é a análise do PNAES, problematizando-o frente às ações que são propostas para contribuir com a permanência do estudante e atenuar a evasão. A publicação sobre das produções teóricas sobre essa temática têm sido mais expressivas em eventos, sites e periódicos ligados à UFPA, indicando que não tem havido ampla divulgação desses estudos. Contudo, a ampliação da divulgação pode contribuir para fomentar pesquisas sobre essa temática em outros contextos. Por fim um dado importante que emergiu da pesquisa é o fato de a assistência estudantil não ser discutida, ou não ter estudos divulgados sobre sua implantação e/ou implementação nos outros nove campi, que juntamente com os campi de Altamira, Belém e Cametá, compõe a Universidade Federal do Pará. Essa lacuna sobre investigações relacionadas a outros campi é indicativo da necessidade de discutir as políticas de assistência estudantil no contexto macro da UFPA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, PNAES, PERNANÊNCIA, ENSINO SUPERIOR, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7951_16092017091749.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DRIELLE LUCIA GOMES DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DRIELLE " "autor_email" => "drijadlui@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }