Nesse artigo são apresentados resultados da pesquisa de cunho bibliográfico realizada por meio do Estado da Arte, cujo objetivo foi mapear e analisar as produções teóricas sobre as políticas de assistência estudantil implementadas na Universidade Federal do Pará no período compreendido entre os anos de 2007 a 2017. O problema que norteou essa investigação foi assim delimitado: Quais os aspectos do PNAES têm sido priorizados nas produções científicas sobre esse tema que tiveram como locus de investigação a UFPA? A busca pelas produções teóricas foram realizadas no Google Acadêmico, Scielo; Banco de Teses da Capes, Banco de dados da biblioteca virtual da UFPA, Banco de dados da biblioteca física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos os seguintes descritores: Programa de Assistência Estudantil na UFPA, PNAES na UFPA e Programa Permanência na UFPA. Foram localizados 13 trabalhos, não tendo sido identificado nenhum trabalho no site Scielo e no Banco de Teses da Capes, indicando que a divulgação das produções teóricas sobre essa temática, realizadas na UFPA ainda não têm alcançado uma ampla divulgação. Da totalidade dos trabalhos, seis tiveram como locus da pesquisa o Campus de Altamira e um o Campus de Cametá, os demais trataram de maneira geral da assistência estudantil no âmbito da UFPA. Quanto a maior produção teórica se concentrar no Campus de Altamira está relacionada ao fato de ser desenvolvido nesse campus o projeto Políticas Públicas no Ensino Superior - Assistência estudantil, permanência e evasão (PAEES), desenvolvido na UFPA, Campus de Altamira, cujo eixo norteador é a análise do PNAES, problematizando-o frente às ações que são propostas para contribuir com a permanência do estudante e atenuar a evasão. A publicação sobre das produções teóricas sobre essa temática têm sido mais expressivas em eventos, sites e periódicos ligados à UFPA, indicando que não tem havido ampla divulgação desses estudos. Contudo, a ampliação da divulgação pode contribuir para fomentar pesquisas sobre essa temática em outros contextos. Por fim um dado importante que emergiu da pesquisa é o fato de a assistência estudantil não ser discutida, ou não ter estudos divulgados sobre sua implantação e/ou implementação nos outros nove campi, que juntamente com os campi de Altamira, Belém e Cametá, compõe a Universidade Federal do Pará. Essa lacuna sobre investigações relacionadas a outros campi é indicativo da necessidade de discutir as políticas de assistência estudantil no contexto macro da UFPA.