Este trabalho buscou esboçar o resultado de um breve estudo bibliográfico de textos que tratam sobre a importância da construção do currículo em prol da aprendizagem significativa. Enfatizando a relação direta entre currículo e a didática no ensino fundamental, como forma organizada do processo educativo. Neste sentido, vemos que a interação do mesmo no cotidiano escolar e na prática pedagógica constitui a autonomia e capacidade de formar novas aprendizagens a partir dos conhecimentos prévios que o indivíduo possui o que passa a garantir, entre outros processos uma aprendizagem significativa. Para tanto nos baseamos nos seguintes autores: Moreira (1982) que aborda a aprendizagem significativa de forma construtivista, Pacheco (2005) que trata da construção do currículo e Tardif & Lessard (2005) que tratam da especificidade do currículo atrelado ao trabalho docente. Nossas reflexões, ao final deste estudo levam a acreditar que neste processo a importância da interação do aprendiz com sua aprendizagem se origina na construção do currículo voltado para relação escola- sociedade, conhecimentos prévios- cultura escolar e currículo para que de fato se constitua uma aprendizado significativo.