SILVA, Márcia Cosma De Souza et al.. Livro didático x variação linguística. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37376>. Acesso em: 02/11/2024 10:24
A variação linguística é algo natural de todas as línguas, sendo assim, em uma sociedade formada por diferentes grupos sociais, com diferentes hábitos linguísticos e grau de escolarização percebe- se que a língua se apresenta de forma heterogênea, tanto na fala quanto na escrita, quer dizer, apresenta variações. Nesse viés analisaremos no presente artigo o livro didático “Enlaces: español para jóvenes brasileños”, utilizado na 1ª série do Ensino Médio de uma escola localizada no cariri Paraibano, com o objetivo de analisar a abordagem que o referido livro traz sobre a Variação Linguística no ensino e aprendizagem de língua espanhola, bem como verificar se seu conteúdo é suficiente e eficaz para trabalhá-la de maneira apropriada, levando em consideração a realidade tanto dos professores quanto dos alunos. Para tanto nos baseamos na teoria de Marcuschi (1997), Brown (1994), Marcos Bagno (2012), entre outros, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais, das Orientações Curriculares para o Ensino Médio e dos Referenciais curriculares para o ensino de Língua Estrangeira (inglês e espanhol) da Paraíba. De forma geral, pretendemos mostrar sua importância e deixar de lado alguns paradigmas diminuindo assim o preconceito linguístico, visto que trabalhar a variação linguística é indispensável para a formação de qualquer indivíduo como cidadão e formador de sua própria identidade.