O trabalho que segue é fruto dos resultados parciais do projeto de extensão desenvolvido na Universidade Estadual do Maranhão, intitulado “Jovens pensadores”. Neste trabalho as atividades se fundamentam em trabalhar com interpretação, leitura e escrita com auxílio de contos. O intuito deste trabalho é desenvolver as capacidades reflexivas, e de interação por meio da leitura e da interpretação do gênero conto infantil. A educação infantil possui como principal função integrar a criança no processo formal de educação. Valorizar suas experiências neste momento educativo é primordial para sua permanência na escola, e para isso, as escolas e os professores precisam elaborar estratégias e métodos que atraiam as crianças e as estimulem a permanecer na escola, apreciando o processo de construção do conhecimento. Trabalhar com gêneros infantis, especialmente os contos, proporcionam o desenvolvimento de capacidades cognitivas e sociais.
No âmbito do ensino formal, os professores com o intuito de introduzir histórias em sala de aula têm como principal desafio estimular a curiosidade dos alunos através de narrativas curtas. Por isso, os contos infantis são de grande validade nesse processo, pois são narrativas curtas e de fácil entendimento, que quando trabalhados didaticamente, podem gerar problematizações, discussões e ações reflexivas, principalmente se transportadas para o contexto social dos discentes.
No desenvolvimento deste projeto constatou-se que além de avaliar e potencializar o pensamento crítico e reflexivo dos alunos, por meio da leitura, da interpretação e da escrita, foi preciso refletir sobre a qualidade do ensino formal, uma vez que muitos alunos não conseguem ler e escrever adequadamente. Também foi preciso refletir sobre que assuntos e leituras mais atraem alunos dessa faixa etária.