Partindo desse pressuposto, podemos citar a experimentação como ferramenta de grande valia para a consolidação do ensino das ciências. Para o ensino de Química, em especial, sendo uma ciência experimental, fica muito difícil a sua compreensão sem a realização de experiências que possam demonstrar o que foi estudado. Para a realização de muitos experimentos é necessário o uso de laboratório e aparelhagem por vezes sofisticados, o que se torna um empecilho para aulas experimentais. Mas nem sempre se necessita deles, como vamos mostrar no decorrer deste trabalho. A importância de limpar as moedas de cobre, prática corrente na disciplina de químicas, a experimentação, mais do que uma ferramenta de ilustração é uma maneira de que o aluno interaja mais com a química, com seus conceitos. A importância tem maior destaque quando se consideram situações reais na escola. Estimular ao questionamento contribui de modo determinante para que o estudante adote uma postura investigativa e que cada um dos participantes aplicou em suas respectivas escolas. O experimento investigativo aqui proposto é o de estimular o questionamento por meio da experimentação direta e sem supervisão, dando ao estudante o prazer de elaborar as respostas aos problemas que lhe são apresentados. Visando o aprender pelo estimulo de está vendo como o experimento de ocorrer no manuseio de substâncias simples e de baixo custo. Quando a prática pedagógica adotada é simplesmente e baseada em aulas expositivas, a falta de interesse dos alunos pela disciplina é notável, e refletida no mau desempenho dos alunos na mesma. Trabalhar com experimentos mostra-se como uma ferramenta valiosa. Todos os envolvidos no projeto trabalharam nas suas respectivas escolas, para demonstrar que o ensino quando envolve a prática, o rendimento é melhor.