Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ESPIRITUALIDADE COMO FATOR DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ESPIRITUALIDADE, DROGAS., EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ESPIRITUALIDADE, DROGAS., EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ESPIRITUALIDADE, DROGAS. Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36614
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 983
    "inscrito_id" => 5815
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ESPIRITUALIDADE  \r\n
      COMO FATOR DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
      """
    "resumo" => """
      O papel da educação e a contribuição das emoções na transmissão do conhecimento vêm sendo cada vez mais vinculados à espiritualidade que contempla o ser humano de forma integral em seu processo de crescimento, de uma forma organizada, participativa, com vínculos afetivos de acolhimento e respeito. A emoção atua como ponto gerador da mudança social e pessoal segundo a educadora Elisa Possebom; dessa forma, a interação educação emocional e a espiritualidade atuam de maneira significativa na proteção e prevenção do combate as drogas. O Profº Dr. Ferdinand Rörh elenca as cinco dimensões que estruturam o ser humano de maneira integral, que são a dimensão material (matéria mais densa, matéria física, corpo biológico); dimensão sensorial (sensações físicas, tato, visão, audição, e paladar); dimensão emocional (estados emocionais como alegria, medo, empatia, tristeza, raiva); e a dimensão espiritual (matéria mais sutil, e comprometimento incondicional com valores éticos ou metafísicos). O objetivo desse artigo consiste em identificar a relevância da educação emocional e a espiritualidade como um fator de proteção e prevenção ao consumo das drogas, assim como em seu tratamento e recuperação dos dependentes químicos na instituição Manassés. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, de campo e a aplicação de 10 protocolos do teste At-9 elaborado pelo psicólogo Yves Durand. Como resultado estaremos apresentando a análise de um protocolo aplicado sendo possível identificar após análise dos dados, vários aspectos no âmbito das emoções e da espiritualidade. Concluímos que a educação emocional e a espiritualidade exercem um papel fundamental na prevenção e no tratamento da dependência química, embora as sequelas sejam muitas vezes irreversíveis, deixando o ponto de discussão a perspectiva de uma contribuição efetiva e integral.\r\n
      \r\n
      Palavra chave: Educação Emocional, Espiritualidade, Drogas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ESPIRITUALIDADE, DROGAS., EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ESPIRITUALIDADE, DROGAS., EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ESPIRITUALIDADE, DROGAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID5815_08092017100418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA MUNIZ BARRETO OTON"
    "autor_nome_curto" => "KARLA OTON"
    "autor_email" => "profkarlaoton@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36614
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 983
    "inscrito_id" => 5815
    "titulo" => """
      EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ESPIRITUALIDADE  \r\n
      COMO FATOR DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
      """
    "resumo" => """
      O papel da educação e a contribuição das emoções na transmissão do conhecimento vêm sendo cada vez mais vinculados à espiritualidade que contempla o ser humano de forma integral em seu processo de crescimento, de uma forma organizada, participativa, com vínculos afetivos de acolhimento e respeito. A emoção atua como ponto gerador da mudança social e pessoal segundo a educadora Elisa Possebom; dessa forma, a interação educação emocional e a espiritualidade atuam de maneira significativa na proteção e prevenção do combate as drogas. O Profº Dr. Ferdinand Rörh elenca as cinco dimensões que estruturam o ser humano de maneira integral, que são a dimensão material (matéria mais densa, matéria física, corpo biológico); dimensão sensorial (sensações físicas, tato, visão, audição, e paladar); dimensão emocional (estados emocionais como alegria, medo, empatia, tristeza, raiva); e a dimensão espiritual (matéria mais sutil, e comprometimento incondicional com valores éticos ou metafísicos). O objetivo desse artigo consiste em identificar a relevância da educação emocional e a espiritualidade como um fator de proteção e prevenção ao consumo das drogas, assim como em seu tratamento e recuperação dos dependentes químicos na instituição Manassés. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, de campo e a aplicação de 10 protocolos do teste At-9 elaborado pelo psicólogo Yves Durand. Como resultado estaremos apresentando a análise de um protocolo aplicado sendo possível identificar após análise dos dados, vários aspectos no âmbito das emoções e da espiritualidade. Concluímos que a educação emocional e a espiritualidade exercem um papel fundamental na prevenção e no tratamento da dependência química, embora as sequelas sejam muitas vezes irreversíveis, deixando o ponto de discussão a perspectiva de uma contribuição efetiva e integral.\r\n
      \r\n
      Palavra chave: Educação Emocional, Espiritualidade, Drogas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ESPIRITUALIDADE, DROGAS., EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ESPIRITUALIDADE, DROGAS., EDUCAÇÃO EMOCIONAL, ESPIRITUALIDADE, DROGAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID5815_08092017100418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA MUNIZ BARRETO OTON"
    "autor_nome_curto" => "KARLA OTON"
    "autor_email" => "profkarlaoton@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O papel da educação e a contribuição das emoções na transmissão do conhecimento vêm sendo cada vez mais vinculados à espiritualidade que contempla o ser humano de forma integral em seu processo de crescimento, de uma forma organizada, participativa, com vínculos afetivos de acolhimento e respeito. A emoção atua como ponto gerador da mudança social e pessoal segundo a educadora Elisa Possebom; dessa forma, a interação educação emocional e a espiritualidade atuam de maneira significativa na proteção e prevenção do combate as drogas. O Profº Dr. Ferdinand Rörh elenca as cinco dimensões que estruturam o ser humano de maneira integral, que são a dimensão material (matéria mais densa, matéria física, corpo biológico); dimensão sensorial (sensações físicas, tato, visão, audição, e paladar); dimensão emocional (estados emocionais como alegria, medo, empatia, tristeza, raiva); e a dimensão espiritual (matéria mais sutil, e comprometimento incondicional com valores éticos ou metafísicos). O objetivo desse artigo consiste em identificar a relevância da educação emocional e a espiritualidade como um fator de proteção e prevenção ao consumo das drogas, assim como em seu tratamento e recuperação dos dependentes químicos na instituição Manassés. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, de campo e a aplicação de 10 protocolos do teste At-9 elaborado pelo psicólogo Yves Durand. Como resultado estaremos apresentando a análise de um protocolo aplicado sendo possível identificar após análise dos dados, vários aspectos no âmbito das emoções e da espiritualidade. Concluímos que a educação emocional e a espiritualidade exercem um papel fundamental na prevenção e no tratamento da dependência química, embora as sequelas sejam muitas vezes irreversíveis, deixando o ponto de discussão a perspectiva de uma contribuição efetiva e integral. Palavra chave: Educação Emocional, Espiritualidade, Drogas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.