Este trabalho é resultado de uma pesquisa feita no Centro de Educação Popular Assunção- CEPA, de Caruaru-PE. Nesta pesquisa, buscamos conhecer como acontece e quais são as atividades educativas desenvolvidas no CEPA, buscando analisar como acontece estas atividades, e identificar as principais contribuições delas na vida das crianças e jovens da comunidade que participam do Centro de Educação Popular Assunção. Os resultados nos mostra que o centro desenvolve diversas oficinas, como teatro, dança, cursos de computação, áudio visual, e também atividades de reforço escolar. Na tentativa de possibilitar a estes sujeito conhecimentos para se perceberem como sujeitos e protagonistas de sua própria história. A metodologia é de abordagem qualitativa, sendo também explicativa, com a utilizamos de observações participantes, e o método de analise foi analise de conteúdo. Percebemos que o Centro de Educação Popular Assunção (CEPA), despertar e problematiza a realidade vivida com aquelas crianças e jovens, possibilita a eles tomarem decisões politicas, de forma consciente, critica e reflexiva, em conjunto. Estas decisões não são tomadas do nada, elas são despertadas a partir uma perspectiva educacional e intencional de aprendizados significativos para os sujeitos. Ao observamos as práticas exercidas nas atividades educativas do CEPA, e entendemos que toda atividade exercida para formação dos sujeitos, na educação seja ela escolar ou não escolar, perpassa sentidos. E estes sentidos na perspectiva da Educação Popular precisam vincular princípios étnicos, sociais, políticos, e humanos.