As expectativas quanto à escolha profissional são apresentadas neste artigo. Refletir sobre os desejos, angústias e desafios dos jovens, motivando-os e instigando-os a pensar sobre as demandas sociais, econômicas, políticas em relação ao curso que irão escolher, bem como sobre o papel da escola e da família neste momento, é de suma importância. Na mesma direção, o papel da escola é entendido como sendo o de um lugar privilegiado para trabalhar esta temática. A orientação profissional se insere nesse momento da vida escolar dos jovens como oportunidade de se desenvolver e decidir o projeto de vida dos jovens, estando para além da preocupação com a aprovação ao final do Ensino Médio, ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho, dentre outras possibilidades. Como metodologia, para o desenvolvimento desse trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa, quanto a sua natureza utilizou-se a bibliográfica para compor a fundamentação teórica com os seguintes autores: Almeida(2008); Cursino (2011); Dayrell (2007); Filomeno(2003); dentre outros. Buscou-se conceituar juventude, orientação profissional e o papel da escola. Em linhas gerais, os discentes deste segmento são jovens em busca de identidade, em fase de transição e com a chegada do terceiro ano, as cobranças relacionadas a esta escolha aumentam. De um lado a escola com a exigência da sua aprovação nesta série, de outro a família aguarda a decisão que tomaram. Neste contexto, sabe-se que o desafio para as escolas é grande e assessorar o estudante na construção de um projeto profissional pode ser o diferencial competitivo que a escola pode oferecer.