O presente trabalho apresenta os resultados do projeto de pesquisa do subprojeto Linguagens e Códigos do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid Diversidade, do Curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Roraima. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Indígena Índio Gabriel, localizada na Comunidade Camará, T.I.Raposa Serra do Sol, município de Normandia-RR. O trabalho focou na descrição do processo de ensino e aprendizagem das narrativas orais presentes no cotidiano das relações sociais, históricas e culturais de constituição da identidade do povo macuxi, que habita originariamente a comunidade indígena Camará. Teve como objetivos coletar e registrar as narrativas orais presentes na comunidade e descrever como é feito o processo de aprendizagem e transmissão daquelas, bem como se estas constituem-se em instrumentos de assunção e afirmação da identidade cultural dos moradores que, deverão mantê-las para as gerações futuras. Constituiu-se numa pesquisa qualitativa e etnográfica, que propõe a valorização das práticas tradicionais de transmissão de conhecimentos pela oralidade e a urgente necessidade de registro dos bens imemoriais que se constituem patrimônio cultural dos povos indígenas.