O uso do diário de rotina dentro da sala de aula tem sua importância para que os alunos do nível A2-B1 sintam-se à vontade e com ânsia de aumentar seu conhecimento através do engajamento escolar, motivação intrínseca e extrínseca de aprender, curiosidade e o bem-estar subjetivo (SOUSA, 2016). O intuito da utilização desse método veio através de uma leitura de GUILHERME & SANTOS (2014), onde o mesmo método é utilizado numa sala de aula de primeiro período de letras. O trabalho que aqui será explanado vem sendo feito no Núcleo de Línguas e Cultura, da Universidade Federal de Pernambuco, com a turma do curso de inglês Intermediário-1. Como uma das competências desse nível é fazer com que o aluno consiga expressar informações familiares básicas, ser capaz de escrever textos em áreas que tenha conhecimento, e possuir independência na expressão de opinião, o diário propiciou ao docente uma visão do conhecimento construído do aluno durante todo o processo de aprendizagem da L2. Fora obtido, através das entregas dos diários, que acontecem no final de cada aula, que dura quatro horas, um resultado de que os alunos daquele módulo possuíam – e os que continuam sendo estudados também – um certo déficit na parte escrita e no uso da norma padrão de língua inglesa, algo preocupante, pois 90% dos alunos matriculados no NLC são da comunidade acadêmica, e produzem artigos, e estudos científicos em L2. Nos diários, pedia-se que os discentes relatassem suas dificuldades posteriores ao primeiro encontro, as dificuldades que se mostraram presentes durante o processo de aprendizagem, e sugestões de atividades das quais tais gostariam de terem dentro de sala de aula. Durante o processo de pesquisa, observou-se que a turma que era antes retraída, mostrou-se mais participante do processo de aprendizagem durante as aulas. A escrita e a oralidade que fora pressuposta para ser alcançada no final do semestre foram cumpridas. Os alunos, no final do semestre letivo, mostraram-se melancólicos pelo fato de que o processo da escrita dos diários estava sendo encerrada, visto que a professora não continuaria com a mesma turma no seguinte semestre. Pontos como melhor avaliação, percepção do crescimento vocabular e sintático do alunado foi percebido com mais clareza pela professora. Por ser uma pesquisa de cunho qualitativo, visto que está ainda em processo de análise a mesma pesquisa com duas outras turmas de mesmo nível que a outra, espera-se que a aquisição da língua-alvo seja um processo de construção gradual e de forma mais próxima ao aluno possível, podendo assim fazê-los galgar aos níveis mais altos de aprendizado de uma segunda língua.