: Este trabalho é proveniente de uma pesquisa de iniciação cientifica-PIBIC-CNPq, que versa sobre as “Contribuições das Pesquisas da Fundaj sobre a Relação Étnico-Racial na Educação nos Últimos 10 anos. Partimos de quatro pressupostos. O primeiro compreende que a Fundaj é uma instituição de pesquisa que tem contribuído com a produção intelectual em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil como um tudo. O segundo é a compreensão de que a Fundaj, como qualquer instituição de pesquisa, é constituída de uma pluriversidade, isto é, de um universo diverso de correntes teóricas. Terceiro que a sua pluriversidade leva a disputas epistêmicas. Quarto que devido sua trajetória de instituição de pesquisa muito tem a contribuir para a discussão da Educação das Relações Étnico-raciais. A investigação tem por objetivo geral compreender a contribuição das pesquisas da Fundaj sobre a Relação Étnico-Racial na Educação. Os objetivos específicos são: a) identificar e caracterizar os problemas, os objetos, os sujeitos e campos empíricos das pesquisas; b) identificar e caracterizar os marcos teóricos das pesquisas; c) analisar os principais achados das pesquisas. A Abordagem Teórico-Metodológica desta pesquisa são os Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008, WASLH, 2007 ), que colocam em questão os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas, principalmente no que se referem à discussão da Relação Étnico-Racial. Na abordagem adotada frisamos o debate sobre Racionalização e Racialização, Colonialidade e Decolonialidade do Poder, do Saber e do Ser, Interculturalidade, Educação Intercultural e a Pedagogia Decolonial (WASLH, 2007; CANDAU, 2010) e suas relações com a Educação das Relações Étnico-Raciais. A técnica de analise se baseia-se na Analise de conteúdo (BARDIN,1977).Os resultados esperados almeja subsidiar a discursão sobre Educação das Relações Étnico-Raciais com as secretarias de Educação.