Os jogos e brincadeiras são ferramentas importantes no processo ensino-aprendizagem, o uso dessas ferramentas permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e perpassa o desenvolvimento infantil. É no brincar que a criança aprende, com os chamados elementos psicomotores, esses elementos não são percebidos pela criança, mas sim pelo professor, e são adquiridos pelo simples ato e prazer de brincar. A criança aprende e se desenvolve física, mentalmente, e emocionalmente enquanto brinca. Este estudo teve como fundamental objetivo analisar a importância do brincar num contexto sócio construtivista, através de uma análise psicomotora, buscando relacionar e confrontar o fazer pedagógico do professor, no ensino infantil, acerca dos pontos abordados, comparação e identificação dos pontos convergentes e divergentes nas idéias apresentadas dos pensadores; analise psicomotora de um quadro comparativo, do brincar planejado x brincar não planejado, para demonstração geral dos pontos semelhantes e diferentes. Assim, para que haja um aprendizado prazeroso para a criança é necessário sim, buscar alternativas para que a busca desse conhecimento e desenvolvimento sejam prazerosos para esses seres, que é necessário sim “brincar”. E que o brincar, de forma, orientado, perpassa a busca do ideal no aprendizado da criança. Então, concluímos com essa pesquisa que é possível, por meio dos jogos e brincadeiras, influenciar, positivamente, o perfil psicomotor da criança que brinca, sendo eles: coordenação motora ampla e fina, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal.