O ensino com experimentos de baixo custo em sala de aula é um estímulo para os alunos nas escolas públicas, os mesmos contribuem não apenas para o aprendizado dos conteúdos das disciplinas, mas também, para uma conscientização das ações que os mesmos proporcionam em seu dia a dia. Muitas vezes o docente se prende a uma única metodologia alegando falta de materiais para trabalhar nas escolas, mas os avanços são muitos e a utilização de materiais com baixo custo se torna cada vez mais presente em sala de aula, as aulas com a utilização desses materiais têm um custo mínimo. Os discentes trazem consigo seu conhecimento do senso comum, conhecimento esse eu contribuem para o ensino na sala de aula quando bem explorados. Os alunos da atualidade vivem conectados com redes sociais diariamente por meio de internet, essa ferramenta é a peça chave para novos conhecimentos como a pesquisa direcionada de uma disciplina ou conteúdo abordado em sala. Este também é um momento do aluno perceber que seu aprendizado vai muito alem da sala de aula, que a falta de laboratório em uma escola não é mais desculpa para a falta de aulas práticas, e que sua participação em sala de aula desenvolve seu conhecimento e aprendizado. Este trabalho propõe a os alunos o incentivo a pesquisa e estudo em livros e internet, assim desenvolver práticas em sala de aula que contribuem para sua formação e dos seus colegas. Deixar de lado metodologias desmotivadoras e propor momentos de aprendizados e descontração.