Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGANDO AS CADEIAS CARBÔNICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO MÉDIO, QUÍMICA ORGÂNICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37261
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1358
    "inscrito_id" => 2362
    "titulo" => "INVESTIGANDO AS CADEIAS CARBÔNICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Com o passar dos anos novas atividades didáticas são inseridas na prática docente com o propósito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre elas, temos os jogos didáticos que são caracterizados por possibilitarem um ambiente diferenciado que une o lúdico e o educativo e além de estimularem a aprendizagem dos estudantes, também auxiliam no desenvolvimento de habilidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva estimular a aprendizagem de estudantes do 3° ano do Ensino Médio acerca dos conteúdos iniciais da Química Orgânica por meio do jogo didático Investigando as Cadeias Carbônicas. Elaboramos e aplicamos o jogo didático em três turmas do 3° ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio da cidade de Carpina-PE. O planejamento da atividade e a execução das intervenções foram realizadas por Licenciandos em Química do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade na sala de aula constituiu-se em três etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem + explanação do conteúdo; Aplicação do jogo; e avaliação do jogo. A explicação do conteúdo foi realizada a partir das dificuldades dos estudantes no conteúdo de cadeias carbônicas e percebemos que a maioria dos estudantes das três turmas não sabiam determinar a fórmula molecular de uma cadeia carbônica. No questionário avaliativo aplicado após o jogo, continha uma questão acerca desta temática e 85,20% obtiveram êxito, sendo perceptível o desenvolvimento cognitivo neste quesito. Também perguntamos de que forma o jogo Investigando as Cadeias Carbônicas os ajudaram na aprendizagem do conteúdo e todos os estudantes das três turmas afirmaram que de alguma forma o jogo aplicado contribuiu para a aprendizagem no conteúdo, ressaltando a diversão proporcionada pelo jogo, o trabalho em grupo e o auxílio no processo de aprendizagem. Desta forma, concluímos que os estudantes sentiram-se mais motivados em participar da atividade por promover um ambiente descontraído e diferenciado, contribuindo para a participação no jogo e no processo de aprendizagem, de modo que possibilitou o esclarecimento de dúvidas e a compreensão do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO MÉDIO, QUÍMICA ORGÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2362_10092017145544.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA JOAQUINA DE OLIVEIRA BARBOZA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "renata_joaquina@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37261
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1358
    "inscrito_id" => 2362
    "titulo" => "INVESTIGANDO AS CADEIAS CARBÔNICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Com o passar dos anos novas atividades didáticas são inseridas na prática docente com o propósito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre elas, temos os jogos didáticos que são caracterizados por possibilitarem um ambiente diferenciado que une o lúdico e o educativo e além de estimularem a aprendizagem dos estudantes, também auxiliam no desenvolvimento de habilidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva estimular a aprendizagem de estudantes do 3° ano do Ensino Médio acerca dos conteúdos iniciais da Química Orgânica por meio do jogo didático Investigando as Cadeias Carbônicas. Elaboramos e aplicamos o jogo didático em três turmas do 3° ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio da cidade de Carpina-PE. O planejamento da atividade e a execução das intervenções foram realizadas por Licenciandos em Química do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade na sala de aula constituiu-se em três etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem + explanação do conteúdo; Aplicação do jogo; e avaliação do jogo. A explicação do conteúdo foi realizada a partir das dificuldades dos estudantes no conteúdo de cadeias carbônicas e percebemos que a maioria dos estudantes das três turmas não sabiam determinar a fórmula molecular de uma cadeia carbônica. No questionário avaliativo aplicado após o jogo, continha uma questão acerca desta temática e 85,20% obtiveram êxito, sendo perceptível o desenvolvimento cognitivo neste quesito. Também perguntamos de que forma o jogo Investigando as Cadeias Carbônicas os ajudaram na aprendizagem do conteúdo e todos os estudantes das três turmas afirmaram que de alguma forma o jogo aplicado contribuiu para a aprendizagem no conteúdo, ressaltando a diversão proporcionada pelo jogo, o trabalho em grupo e o auxílio no processo de aprendizagem. Desta forma, concluímos que os estudantes sentiram-se mais motivados em participar da atividade por promover um ambiente descontraído e diferenciado, contribuindo para a participação no jogo e no processo de aprendizagem, de modo que possibilitou o esclarecimento de dúvidas e a compreensão do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO MÉDIO, QUÍMICA ORGÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2362_10092017145544.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA JOAQUINA DE OLIVEIRA BARBOZA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "renata_joaquina@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Com o passar dos anos novas atividades didáticas são inseridas na prática docente com o propósito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre elas, temos os jogos didáticos que são caracterizados por possibilitarem um ambiente diferenciado que une o lúdico e o educativo e além de estimularem a aprendizagem dos estudantes, também auxiliam no desenvolvimento de habilidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva estimular a aprendizagem de estudantes do 3° ano do Ensino Médio acerca dos conteúdos iniciais da Química Orgânica por meio do jogo didático Investigando as Cadeias Carbônicas. Elaboramos e aplicamos o jogo didático em três turmas do 3° ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio da cidade de Carpina-PE. O planejamento da atividade e a execução das intervenções foram realizadas por Licenciandos em Química do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade na sala de aula constituiu-se em três etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem + explanação do conteúdo; Aplicação do jogo; e avaliação do jogo. A explicação do conteúdo foi realizada a partir das dificuldades dos estudantes no conteúdo de cadeias carbônicas e percebemos que a maioria dos estudantes das três turmas não sabiam determinar a fórmula molecular de uma cadeia carbônica. No questionário avaliativo aplicado após o jogo, continha uma questão acerca desta temática e 85,20% obtiveram êxito, sendo perceptível o desenvolvimento cognitivo neste quesito. Também perguntamos de que forma o jogo Investigando as Cadeias Carbônicas os ajudaram na aprendizagem do conteúdo e todos os estudantes das três turmas afirmaram que de alguma forma o jogo aplicado contribuiu para a aprendizagem no conteúdo, ressaltando a diversão proporcionada pelo jogo, o trabalho em grupo e o auxílio no processo de aprendizagem. Desta forma, concluímos que os estudantes sentiram-se mais motivados em participar da atividade por promover um ambiente descontraído e diferenciado, contribuindo para a participação no jogo e no processo de aprendizagem, de modo que possibilitou o esclarecimento de dúvidas e a compreensão do conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.