Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICA SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE REDESENHO CURRICULAR NO CEARÁ

Palavra-chaves: NTPPS, REDESENHO CURRICULAR, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, PESQUISA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O trabalho apresenta a experiência de redesenho curricular para o Ensino Médio proposto pela Secretaria da Educação do Ceará, em parceria com o Instituto Aliança, intitulado: Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS). Com o objetivo de provocar uma mudança nos processos de ensino-aprendizagem nas escolas, a partir da criação de um componente curricular que promova o desenvolvimento de competências socioemocionais, utilizando a pesquisa como ferramenta pedagógica e estimulando o desenvolvimento de projetos de vida e de carreira. Enquanto proposta pedagógica, o NTPPS busca desenvolver competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas, como: responsabilidade, colaboração, comunicação, criatividade, autocontrole, pensamento crítico, resolução de problemas, abertura ao novo, utilizando como metodologia a aprendizagem cooperativa, atrelada à pesquisa. Iniciada em 2012 em 12 escolas piloto, hoje está inserido em 160 escolas do interior e da capital do estado. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ayrton Senna em 34 escolas que aderiram ao programa em 2015, os resultados da inserção do núcleo, principalmente no que concerne ao desenvolvimento socioemocionais, apontam que são os meninos, principalmente, quem mais se beneficiam com o programa, melhorando em aspectos como problemas de fluxo e baixo rendimento escolar. A pesquisa de avaliação de impacto, orientada pelo pesquisador Daniel Santos, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, destacou que, através das competências desenvolvidas nas aulas de NTPPS, os resultados foram alunos mais focados, responsáveis e organizados. A decorrência disso são os alunos que aprendem, em um ano letivo, cerca de um terço a mais de matemática do que os colegas que não desenvolvem as mesmas competências. A pesquisa constata que a experiência do NTPPS promove a mudança não somente no rendimento do aluno, como também na cultura escolar, oportunizando um ambiente mais participativo e consciente da sua realidade.

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