Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MANUAL DE XADREZ EM LIBRAS/PORTUGÊS PARA SURDOS: O XADREZ COMO FERRAMENTA DE LETRAMENTO BILINGUE

Palavra-chaves: XADREZ, LIBRAS, PORTUGUÊS, SURDOS, SURDOS Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37392
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1561
    "inscrito_id" => 6529
    "titulo" => """
      MANUAL DE XADREZ EM LIBRAS/PORTUGÊS PARA SURDOS: \r\n
      O XADREZ COMO FERRAMENTA DE LETRAMENTO BILINGUE
      """
    "resumo" => "O presente estudo faz uma análise das possibilidades do uso do jogo de xadrez como alternativa para o letramento bilingue de surdos. Este trabalho tem como referência o estudo com crianças e adolescentes surdos, realizado no ano de 2016 com estudantes da Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande, que apresentavam dificuldades de letramento. Um ótimo estimulante da atividade intelectual, o xadrez tem como benefícios o favorecimento à formação de uma personalidade estável, melhora no desempenho escolar, especialmente nos componentes curriculares das ciências exatas, como matemática e física, maximização do desenvolvimento da concentração e memória, capacidade de cálculo e tomada de decisões, entre outros. Estudantes adeptos desta prática tornam-se mais prudentes e responsáveis, uma vez que são levados a avaliar as consequências dos seus atos. Assim sendo, o presente trabalho justifica-se por sua aplicação e relevância no que tange ao desenvolvimento das capacidades sociais, intelectuais e cognitivas de alunos surdos através de um trabalho interdisciplinar de ensino e aprendizagem do Xadrez, com foco no letramento bilíngue, considerando-se a realidade local da Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, onde se utiliza a Libras como Língua materna e a Língua portuguesa, em sua modalidade escrita, como segundo idioma. Ademais, serão de grande valia as percepções críticas dos discentes acerca do processo de ensino-aprendizagem durante a execução do projeto, legitimando a importância do desenvolvimento do presente trabalho. Este artigo propõe uma reflexão acerca dos principais objetivos educacionais que podem ser atingidos por meio do jogo de xadrez, ajudando os alunos na melhora do desempenho escolar através do letramento bilingue."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "XADREZ, LIBRAS, PORTUGUÊS, SURDOS, SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID6529_10092017224059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO JOSE SILVA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "DANILO QUEIROZ"
    "autor_email" => "zedanilo@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37392
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1561
    "inscrito_id" => 6529
    "titulo" => """
      MANUAL DE XADREZ EM LIBRAS/PORTUGÊS PARA SURDOS: \r\n
      O XADREZ COMO FERRAMENTA DE LETRAMENTO BILINGUE
      """
    "resumo" => "O presente estudo faz uma análise das possibilidades do uso do jogo de xadrez como alternativa para o letramento bilingue de surdos. Este trabalho tem como referência o estudo com crianças e adolescentes surdos, realizado no ano de 2016 com estudantes da Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande, que apresentavam dificuldades de letramento. Um ótimo estimulante da atividade intelectual, o xadrez tem como benefícios o favorecimento à formação de uma personalidade estável, melhora no desempenho escolar, especialmente nos componentes curriculares das ciências exatas, como matemática e física, maximização do desenvolvimento da concentração e memória, capacidade de cálculo e tomada de decisões, entre outros. Estudantes adeptos desta prática tornam-se mais prudentes e responsáveis, uma vez que são levados a avaliar as consequências dos seus atos. Assim sendo, o presente trabalho justifica-se por sua aplicação e relevância no que tange ao desenvolvimento das capacidades sociais, intelectuais e cognitivas de alunos surdos através de um trabalho interdisciplinar de ensino e aprendizagem do Xadrez, com foco no letramento bilíngue, considerando-se a realidade local da Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, onde se utiliza a Libras como Língua materna e a Língua portuguesa, em sua modalidade escrita, como segundo idioma. Ademais, serão de grande valia as percepções críticas dos discentes acerca do processo de ensino-aprendizagem durante a execução do projeto, legitimando a importância do desenvolvimento do presente trabalho. Este artigo propõe uma reflexão acerca dos principais objetivos educacionais que podem ser atingidos por meio do jogo de xadrez, ajudando os alunos na melhora do desempenho escolar através do letramento bilingue."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "XADREZ, LIBRAS, PORTUGUÊS, SURDOS, SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID6529_10092017224059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO JOSE SILVA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "DANILO QUEIROZ"
    "autor_email" => "zedanilo@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo faz uma análise das possibilidades do uso do jogo de xadrez como alternativa para o letramento bilingue de surdos. Este trabalho tem como referência o estudo com crianças e adolescentes surdos, realizado no ano de 2016 com estudantes da Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande, que apresentavam dificuldades de letramento. Um ótimo estimulante da atividade intelectual, o xadrez tem como benefícios o favorecimento à formação de uma personalidade estável, melhora no desempenho escolar, especialmente nos componentes curriculares das ciências exatas, como matemática e física, maximização do desenvolvimento da concentração e memória, capacidade de cálculo e tomada de decisões, entre outros. Estudantes adeptos desta prática tornam-se mais prudentes e responsáveis, uma vez que são levados a avaliar as consequências dos seus atos. Assim sendo, o presente trabalho justifica-se por sua aplicação e relevância no que tange ao desenvolvimento das capacidades sociais, intelectuais e cognitivas de alunos surdos através de um trabalho interdisciplinar de ensino e aprendizagem do Xadrez, com foco no letramento bilíngue, considerando-se a realidade local da Escola Estadual de Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, onde se utiliza a Libras como Língua materna e a Língua portuguesa, em sua modalidade escrita, como segundo idioma. Ademais, serão de grande valia as percepções críticas dos discentes acerca do processo de ensino-aprendizagem durante a execução do projeto, legitimando a importância do desenvolvimento do presente trabalho. Este artigo propõe uma reflexão acerca dos principais objetivos educacionais que podem ser atingidos por meio do jogo de xadrez, ajudando os alunos na melhora do desempenho escolar através do letramento bilingue.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.