Desde os primórdios da humanidade, aprendizado e evolução encontram-se diretamente relacionados à capacidade do homem para interagir com a realidade na qual está inserido. Inicialmente o ser humano lidava com animais e pessoas próximas. Com o passar do tempo, passou a produzir ferramentas capazes de ampliar a forma como ele interagia com o contexto ao seu redor. Mais adiante, a tecnologia se desenvolve de forma exponencial trazendo uma nova realidade, marcada pela interação homem-máquina (IHM). A Tecnologia encontra-se disseminada em nossa sociedade de uma forma praticamente indissociável. Inevitavelmente, seus efeitos são sentidos nas mais diversas áreas da sociedade, sendo a Educação uma delas. Diante dessa realidade, torna-se imprescindível a busca de soluções que viabilizem uma educação formal mais atrativa para uma geração que já nasceu em meio a uma “revolução tecnológica” um tanto consolidada. Nessa perspectiva, a Realidade Aumentada apresenta-se como recurso extremamente válido no sentido de prover uma interação capaz de atrair a atenção dos alunos para um aprendizado que possibilite a utilização de elementos lúdicos para a consecução dos seus objetivos didáticos com eficiência e eficácia. Através de uma revisão bibliográfica envolvendo RA e suas aplicações na educação; de uma análise prévia do conhecimento de docentes vinculados ao Ensino Básico sobre o tema, via questionário; da apresentação do software Aumentaty, muito utilizado para trabalhar aplicações mais simples empregando a RA para aulas expositivas; o presente trabalho objetiva demonstrar o panorama atual no âmbito da educação básica como um primeiro passo para a utilização desse recurso promissor para a otimização do processo ensino-aprendizagem empregado no cenário educacional vigente em nosso país.