A educação é um espaço ocupacional em plena expansão para os assistentes sociais e um campo propício para operacionalização do Projeto Ético Político do Serviço Social. O presente ensaio destaca umas das possibilidades de intervenção do assistente social no espaço escolar, através da experiência aplicada na Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca, pertencente à rede pública de ensino do município de João Pessoa – Paraíba, situada à Rua Francisco Brandão nº 829, no bairro de Manaíra, criada pela Lei nº5.125 de 09 de outubro de 1980. Obteve sua regularização no ano de 1987,atravess da Resolução nº006/97. O Serviço Social desta unidade de ensino, prima por estabelecer linhas de intervenção a partir do estímulo à formação cidadã, traçando ações de construção crítica da realidade através de atividades lúdicas que integram educandos e família no ambiente escolar e objetivando analisar a intervenção no cambete a evasão escolar. O problema da evasão permeia o cotidiano das unidades de ensino de todo o Brasil. Sabe-se que o acesso à educação, garantido constitucionalmente, vem sendo somente em parte cumprido pelo Estado. Isto porque não basta à garantia do acesso, é fundamental para efetivação do direito a criação de políticas que possibilitem a permanência e frequência dos alunos nas escolas. A Escola Nazinha Barbosa está inserida em uma região com deficiências nas diversas searas de intervenção estatal, como saúde, segurança e educação e, por isso, impõe-se um desafio diário no enfrentamento de toda problemática social para garantir a permanência do aluno na sala de aula. Nesse cenário, é fundamental o envolvimento dos educandos e dos pais nas ações desenvolvidas pelos profissionais da educação para minimizar a evasão escolar.
Palavras-chaves: Assistente social. Educação. Vulnerabilidade. Evasão escolar.