O presente trabalho pretende discutir e refletir sobre a prática docente observada durante nosso estágio supervisionado I do curso de Letras Português da Universidade Estadual da Paraíba, que ocorreu entre o período de fevereiro a abril do corrente ano (2017) em uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB. O referido componente curricular objetiva fornecer meios para atuação da prática docente de educadores em formação inicial, em atuação no ensino fundamental e médio, proporcionando ao futuro professor um elo entre teoria e prática, preocupando-se com o ensino-aprendizagem voltado para questões de cunho social, atreladas ao ensino de língua portuguesa, abandonando a perspectiva tradicional de ensino e focando em um ensino inovador, possibilitando que o aluno construa seu conhecimento e desenvolva competências comunicativas, linguísticas e textuais. Tendo em vista a necessidade de se discutir novos métodos e ferramentas que contribuam para formação inicial e continuada do professor de língua portuguesa, nos fundamentamos em teóricos como: DOLZ ET NOVERRAZ ET SCHNEUWLY (2004), KOCHE (2015), MARCUSCHI (2008), OLIVEIRA (2010), PAIVA DIONISIO (2010), PEREIRA (2010), PIETRI (2007), entre outros teóricos, que discorrem sobre a atuação pedagógica e suas implicações. Pretendemos refletir sobre como vem se propagando o ensino de língua portuguesa nas escolas públicas, tendo como base a nossa vivência em nosso primeiro estágio, e discutir sobre novas alternativas e possibilidades para que ocorra um ensino-aprendizagem eficaz que contribua para a formação de competências do indivíduo em sala de aula, uma vez que o estágio supervisionado tem possibilitado aos docentes em formação inicial, através do contato com o ambiente escolar, uma reflexão partindo de sua experiência acadêmica e da prática observada no ensino médio e fundamental.