A educação quando compartilhada visa garantir o pleno desenvolvimento da aprendizagem, consequentemente do indivíduo e sua atuação na sociedade. No momento que esse processo de desenvolvimento cognitivo conta com a participação da família poderá vir a subsidiar e manter estimulado o aluno no seu processo de aprendizagem. com base nesse tema que esta pesquisa dissertativa procurou buscar respostas para o seguinte problema: quais as motivações que levam os alunos a não realizar as atividades extraclasse? Neste contexto, o objetivo geral desse estudo foi para identificar subsídios que apontem a participação da família no cumprimento de atividades extraclasse como auxiliar no desempenho escolar dos alunos do nono ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Ana Brito de Figueiredo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e a pesquisa de campo contou com o estudo de caso, foram utilizados como instrumento de coleta de dados o questionário e análise documental. Os resultados da pesquisa mostraram o quanto é importante a interação família-aluno-escola, apontando para a necessidade de uma aproximação maior da família com a escola, para que os alunos tenham motivação para participar das atividades. As conclusões indicam que existem famílias que se preocupam com a aprendizagem dos filhos, realizando o acompanhamento do desenvolvimento dos mesmos, porém outras negligenciam a vida escolar dos filhos, deixando de acompanha-los em suas tarefas escolares.