Parece consenso entre os pesquisadores que estudam a inclusão da pessoa com deficiência nos espaços escolares a importância de incluir no currículo escolar, um conjunto de métodos e técnicas que favoreçam o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem por esses sujeitos. Por certo, proporcionar-lhes o acesso à leitura e à escrita, em uma sociedade cada vez mais grafo-fônica, consolida um grande passo no processo de empoderamento e autonomia dessas pessoas (PRIOSTE; RAIÇA; MACHADO, 2006).Apontamos como objetivo geral analisar quais as contribuições do desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica no processo de alfabetização de um aluno com deficiência intelectual matriculado no 1º ano do ciclo de alfabetização da Rede Municipal de Recife. Por objetivos específicos trazemos: 1) Identificar qual nível de alfabetização de um aluno com deficiência intelectual, bem como os aspectos relacionados aos seus impedimentos cognitivos e comunicacionais; e 2) Verificar a relação entre o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica e a alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. A pesquisa estará apoiada em uma abordagem qualitativa, cujos pressupostos teórico-metodológicos possibilitam a compreensão dos fenômenos que emergem do campo empírico por meio dos seus fatores relacionais, destacando a importância das interações sociais na construção do conhecimento.