Discutir a alfabetização enquanto aspecto fundante na formação de jovens, adultos e idosos é uma tarefa desafiadora, uma vez que muitas têm sido as discussões circundantes em volta desta temática. Para discuti-la dispusemo-nos a realizar um estudo que está apresentado em três abordagens breves, mas que dialogam entre si. A princípio, discutimos sobre a alfabetização enquanto prática libertadora e que se dá por meio do diálogo; em seguida, apresentamos algumas considerações didático-metodológicas acerca do método criativo pensado para a educação de jovens, adultos e idosos; e, por fim, trazemos algumas reflexões pautadas em depoimentos de uma alfabetizadora do Programa Brasil Alfabetizado, contexto no qual se insere a discussão apresentada. Para tanto, nos respaldamos nos pressupostos de Freire (1989; 1996; 1997; 2001) que muito têm contribuído para pesquisas nesta área e que versam sobre uma alfabetização libertadora, no sentido de considerar a realidade social e cultural dos alfabetizandos. Em suma, acreditamos que as discussões trazem importantes contribuições para as pesquisas inerentes às práticas educativas de alfabetização, especialmente de adultos e idosos, bem como reflexões essenciais sobre a forma como essas práticas necessitam ser pensadas.