Apresenta-se um relato de intervenção educomunicativa planejada e desenvolvida a partir da relação comunicação-educação, bem como da possibilidade de inserção de tecnologias e mídias de bolso, como aparelhos smartphones, no processo de mediação na construção do conhecimento e senso crítico de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, Paraíba. A intervenção promovida em formato de oficina audiovisual com mídias de bolso, alocada nas áreas de produção midiática, educação para comunicação e mediação tecnológica, se utilizou dos aparelhos de comunicação móvel dos próprios alunos para produção de material audiovisual. Foram utilizados aparelhos celulares, fones de ouvido e microfones, disponíveis nos próprios aparelhos e acessórios para uso de celulares no procedimento de produção. Os secundaristas construíram conhecimentos sobre técnicas de fotografia e cinema para produção de uma esquete com tema, roteiro e direção dos próprios alunos. A oficina foi realizada em dois dias e envolveu cerca de treze alunos do primeiro ano do ensino médio que optaram por produzir vídeos com as impressões dos demais alunos, professores e corpo administrativo da escola sobre a reforma promovida pelo Governo do Estado nas instalações daquele espaço de educação, situado no bairro mais populoso da cidade de Campina Grande, as Malvinas. A realização da intervenção motivou os alunos envolvidos nas atividades de gravação a partir de suas habilidades, o que resultou na fluidez do trabalho de forma alegre e participativa. A oficina aproximou o alunado dos professores, coordenação e demais funcionários da escola na construção das esquetes de vídeo sobre a reforma. A ampliação do espaço dialógico, do ecossistema educomunicativo e da cidadania são os destaques do trabalho resultante da oficina de produção audiovisual com mídias de bolso.