Utilizar Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas de Educação Básica ainda é um desafio na contemporaneidade para docentes e estudantes. Requer capacitação dos profissionais, infraestrutura e equipamentos adequados, elaboração de metodologias específicas, entre outros aspectos. Assim, nesse artigo, buscamos conhecer melhor o uso que docentes de Educação Básica de escolas do Natal e de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte tem feito das ferramentas tecnológicas e da web 2.0. Para isso, no Grupo de Pesquisa em Multireferencialidade, Educação e Linguagem - GPMEL do IFRN, estabelecemos um trabalho integrado entre extensão e pesquisa, em parceria com duas escolas públicas. O trabalho de pesquisa objetivou conhecer as infraestruturas disponíveis para uso de TICs e as práticas pedagógicas dos docentes articuladas as TICs. Aplicamos questionário sobre a temática junto a 15 professores dessas escolas, além de realizarmos revisão bibliográfica baseados em Sancho (2006), Imbernón (2011) e Lessaf e Tardif (2009). Nesse sentido, apresentamos breve reflexão descritivo-analítica sobre a inter-relação entre a educação e as TICs, a partir dos dados levantados. Como principais resultados, temos que os docentes participantes da pesquisa utilizam aparelhos de TICs e internet no seu dia-a-dia e na escola e reconhecem a importância disso para um ensino-aprendizagem de qualidade. Mas, enfrentam dificuldades quanto à velocidade da internet disponibilizada pela escola, manutenção e instalação de equipamentos. Além disso, poucos docentes tiveram acesso a cursos de capacitação para o uso de tecnologias, o que denota as fragilidades das políticas educacionais de formação docente sobre tal na região.