Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECENDO O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DO NATAL E DE PARNAMIRIM – RN

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;, ESCOLA PÚBLICA;, DOCÊNCIA. Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36233
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4476
    "inscrito_id" => 9531
    "titulo" => "CONHECENDO O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DO NATAL E DE PARNAMIRIM – RN"
    "resumo" => "Utilizar Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas de Educação Básica ainda é um desafio na contemporaneidade para docentes e estudantes. Requer capacitação dos profissionais, infraestrutura e equipamentos adequados, elaboração de metodologias específicas, entre outros aspectos. Assim, nesse artigo, buscamos conhecer melhor o uso que docentes de Educação Básica de escolas do Natal e de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte tem feito das ferramentas tecnológicas e da web 2.0. Para isso, no Grupo de Pesquisa em Multireferencialidade, Educação e Linguagem - GPMEL do IFRN, estabelecemos um trabalho integrado entre extensão e pesquisa, em parceria com duas escolas públicas. O trabalho de pesquisa objetivou conhecer as infraestruturas disponíveis para uso de TICs e as práticas pedagógicas dos docentes articuladas as TICs. Aplicamos questionário sobre a temática junto a 15 professores dessas escolas, além de realizarmos revisão bibliográfica baseados em Sancho (2006), Imbernón (2011) e Lessaf e Tardif (2009). Nesse sentido, apresentamos breve reflexão descritivo-analítica sobre a inter-relação entre a educação e as TICs, a partir dos dados levantados. Como principais resultados, temos que os docentes participantes da pesquisa utilizam aparelhos de TICs e internet no seu dia-a-dia e na escola e reconhecem a importância disso para um ensino-aprendizagem de qualidade. Mas, enfrentam dificuldades quanto à velocidade da internet disponibilizada pela escola, manutenção e instalação de equipamentos. Além disso, poucos docentes tiveram acesso a cursos de capacitação para o uso de tecnologias, o que denota as fragilidades das políticas educacionais de formação docente sobre tal na região."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;, ESCOLA PÚBLICA;, DOCÊNCIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9531_16102017221201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA CUNHA MOTTA"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalitacmotta@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36233
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4476
    "inscrito_id" => 9531
    "titulo" => "CONHECENDO O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DO NATAL E DE PARNAMIRIM – RN"
    "resumo" => "Utilizar Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas de Educação Básica ainda é um desafio na contemporaneidade para docentes e estudantes. Requer capacitação dos profissionais, infraestrutura e equipamentos adequados, elaboração de metodologias específicas, entre outros aspectos. Assim, nesse artigo, buscamos conhecer melhor o uso que docentes de Educação Básica de escolas do Natal e de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte tem feito das ferramentas tecnológicas e da web 2.0. Para isso, no Grupo de Pesquisa em Multireferencialidade, Educação e Linguagem - GPMEL do IFRN, estabelecemos um trabalho integrado entre extensão e pesquisa, em parceria com duas escolas públicas. O trabalho de pesquisa objetivou conhecer as infraestruturas disponíveis para uso de TICs e as práticas pedagógicas dos docentes articuladas as TICs. Aplicamos questionário sobre a temática junto a 15 professores dessas escolas, além de realizarmos revisão bibliográfica baseados em Sancho (2006), Imbernón (2011) e Lessaf e Tardif (2009). Nesse sentido, apresentamos breve reflexão descritivo-analítica sobre a inter-relação entre a educação e as TICs, a partir dos dados levantados. Como principais resultados, temos que os docentes participantes da pesquisa utilizam aparelhos de TICs e internet no seu dia-a-dia e na escola e reconhecem a importância disso para um ensino-aprendizagem de qualidade. Mas, enfrentam dificuldades quanto à velocidade da internet disponibilizada pela escola, manutenção e instalação de equipamentos. Além disso, poucos docentes tiveram acesso a cursos de capacitação para o uso de tecnologias, o que denota as fragilidades das políticas educacionais de formação docente sobre tal na região."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;, ESCOLA PÚBLICA;, DOCÊNCIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9531_16102017221201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALITA CUNHA MOTTA"
    "autor_nome_curto" => "THALITA"
    "autor_email" => "thalitacmotta@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Utilizar Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas de Educação Básica ainda é um desafio na contemporaneidade para docentes e estudantes. Requer capacitação dos profissionais, infraestrutura e equipamentos adequados, elaboração de metodologias específicas, entre outros aspectos. Assim, nesse artigo, buscamos conhecer melhor o uso que docentes de Educação Básica de escolas do Natal e de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte tem feito das ferramentas tecnológicas e da web 2.0. Para isso, no Grupo de Pesquisa em Multireferencialidade, Educação e Linguagem - GPMEL do IFRN, estabelecemos um trabalho integrado entre extensão e pesquisa, em parceria com duas escolas públicas. O trabalho de pesquisa objetivou conhecer as infraestruturas disponíveis para uso de TICs e as práticas pedagógicas dos docentes articuladas as TICs. Aplicamos questionário sobre a temática junto a 15 professores dessas escolas, além de realizarmos revisão bibliográfica baseados em Sancho (2006), Imbernón (2011) e Lessaf e Tardif (2009). Nesse sentido, apresentamos breve reflexão descritivo-analítica sobre a inter-relação entre a educação e as TICs, a partir dos dados levantados. Como principais resultados, temos que os docentes participantes da pesquisa utilizam aparelhos de TICs e internet no seu dia-a-dia e na escola e reconhecem a importância disso para um ensino-aprendizagem de qualidade. Mas, enfrentam dificuldades quanto à velocidade da internet disponibilizada pela escola, manutenção e instalação de equipamentos. Além disso, poucos docentes tiveram acesso a cursos de capacitação para o uso de tecnologias, o que denota as fragilidades das políticas educacionais de formação docente sobre tal na região.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.