Este artigo se constitui enquanto um exercício teórico-prático reflexivo que objetiva relatar como vem sendo compreendidos e vividos os processos de inclusão das pessoas com deficiência no espaço escolar, focando os trabalhos desenvolvidos no espaço – tempo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do munícipio de Barra de Guabiraba/PE. Nesse sentido, evidenciamos que a Inclusão Social é uma temática que vem atualmente se propagando na nossa sociedade e de forma ampla ganhando força nas discussões, nos campos do conhecimento e das políticas públicas. Assim, pensar em grupos que tiveram ao longo da história seus direitos violados, e considerados inferiores como foram/são as pessoas com deficiência é colocar em questão o tenso processo histórico de exclusão, sofrido por eles/as, por exemplo, nos espaços escolares. Nesse sentido consideramos importante que práticas inclusivas sejam desenvolvidas nos espaços escolares, corroborando assim para a inclusão das pessoas com deficiência. Nesse viés consideramos que o AEE quando desenvolve suas práticas reconhecendo as potencialidades dos/as alunos/as e em diálogo com o ensino regular, contribuem para pensarmos em uma Educação/Escola Inclusiva.