A humanidade, com o passar do tempo, perdeu o amor pela natureza e até pela própria sociedade. A escola é o local que o aluno aprende diversos valores, por isso devemos ensiná-los a evitar o desperdício. Pois havendo um trabalho educacional em prol da educação ambiental, buscando mudar hábitos e atitudes do ser humano, estaremos formando futuros cidadãos com pensamento crítico em relação ao descarte exarcebado de resíduos no ambiente. O presente trabalho teve como objetivo sensibilizar os alunos a respeito da realidade local e incentivar uma mudança de mentalidade sobre o meio ambiente, trabalhando a educação ambiental através de oficinas sobre a produção de instrumentos didáticos pedagógicos para o ensino de biologia com materiais reutilizáveis. O trabalho foi realizado no Centro de Ensino Inácio Passarinho, localizado na cidade de Caxias-MA, o objeto de estudo foram as turmas do 2º A e do 2º D do Ensino Médio. A pesquisa é caracterizada como quantitativa, com coletas de dados através de questionários aplicados antes e depois da atividade realizada na referida escola. Utilizou-se a pesquisa-ação por meio das oficinas realizadas com os alunos. Conclui-se que devemos trabalhar a educação ambiental com interdisciplinaridade nas escolas para desenvolver nos alunos um senso crítico sobre sua realidade local em relação à natureza e como metodologia a ser utilizada para esse fim, destaca-se a elaboração de oficinas com materiais reutilizáveis com um propósito educacional, assim o aluno aprende na prática de forma motivadora e criativa, obtendo assim uma aprendizagem significativa.