Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, DOCENTE, NOVAS METODOLOGIAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36188
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 640
    "titulo" => "CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Os jogos são utilizados e estudados pelo homem há muitos séculos, e sua utilização em sala de aula vem sendo aperfeiçoada a cada dia. Como ferramenta didática, o jogo vem ganhando destaque no ambiente escolar, pois além da função lúdica, que está relacionada diretamente com o prazer, a educativa tem por objetivo ensinar qualquer conhecimento que possa auxiliar no crescimento do indivíduo como pessoa crítica, incentivando os alunos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo assim o desenvolvimento da cognição, da socialização e da criatividade, além de colar o docente na posição de mediador e auxiliador do processo de construção do conhecimento e não um mero transmissor de conteúdos. O objetivo desse trabalho foi conhecer a opinião do docente sobre a contribuição dos jogos didáticos, em especial do jogo “Brincando com os Hidrocarbonetos” na consolidação dos conhecimentos de Química, especificamente do conteúdo de Hidrocarbonetos, ministrado no 3º ano do ensino médio. A atividade proposta foi aplicada a um docente responsável pela disciplina de Química em uma Escola de Referência, localizada na cidade de Palmares, e consistiu na utilização de um questionário com o objetivo de conhecer a opinião do docente sobre a metodologia utilizada, qual sua expectativa sobre sua contribuição ao processo de ensino e aprendizagem e o que ele tem a comentar do desempenho dos alunos após a aplicação desta metodologia. A partir do que foi observado no questionário aplicado ao docente, pode-se concluir que o mesmo acredita na importância que as novas metodologias de ensino têm na evolução da construção do conhecimento de seus alunos, fazendo deles cidadãos mais críticos e reflexivos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, DOCENTE, NOVAS METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID640_04092017142734.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALY ROBERTA DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATALY SANTOS"
    "autor_email" => "natalyroberta19@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36188
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 640
    "titulo" => "CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Os jogos são utilizados e estudados pelo homem há muitos séculos, e sua utilização em sala de aula vem sendo aperfeiçoada a cada dia. Como ferramenta didática, o jogo vem ganhando destaque no ambiente escolar, pois além da função lúdica, que está relacionada diretamente com o prazer, a educativa tem por objetivo ensinar qualquer conhecimento que possa auxiliar no crescimento do indivíduo como pessoa crítica, incentivando os alunos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo assim o desenvolvimento da cognição, da socialização e da criatividade, além de colar o docente na posição de mediador e auxiliador do processo de construção do conhecimento e não um mero transmissor de conteúdos. O objetivo desse trabalho foi conhecer a opinião do docente sobre a contribuição dos jogos didáticos, em especial do jogo “Brincando com os Hidrocarbonetos” na consolidação dos conhecimentos de Química, especificamente do conteúdo de Hidrocarbonetos, ministrado no 3º ano do ensino médio. A atividade proposta foi aplicada a um docente responsável pela disciplina de Química em uma Escola de Referência, localizada na cidade de Palmares, e consistiu na utilização de um questionário com o objetivo de conhecer a opinião do docente sobre a metodologia utilizada, qual sua expectativa sobre sua contribuição ao processo de ensino e aprendizagem e o que ele tem a comentar do desempenho dos alunos após a aplicação desta metodologia. A partir do que foi observado no questionário aplicado ao docente, pode-se concluir que o mesmo acredita na importância que as novas metodologias de ensino têm na evolução da construção do conhecimento de seus alunos, fazendo deles cidadãos mais críticos e reflexivos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, DOCENTE, NOVAS METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID640_04092017142734.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALY ROBERTA DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NATALY SANTOS"
    "autor_email" => "natalyroberta19@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os jogos são utilizados e estudados pelo homem há muitos séculos, e sua utilização em sala de aula vem sendo aperfeiçoada a cada dia. Como ferramenta didática, o jogo vem ganhando destaque no ambiente escolar, pois além da função lúdica, que está relacionada diretamente com o prazer, a educativa tem por objetivo ensinar qualquer conhecimento que possa auxiliar no crescimento do indivíduo como pessoa crítica, incentivando os alunos no processo de ensino e aprendizagem, permitindo assim o desenvolvimento da cognição, da socialização e da criatividade, além de colar o docente na posição de mediador e auxiliador do processo de construção do conhecimento e não um mero transmissor de conteúdos. O objetivo desse trabalho foi conhecer a opinião do docente sobre a contribuição dos jogos didáticos, em especial do jogo “Brincando com os Hidrocarbonetos” na consolidação dos conhecimentos de Química, especificamente do conteúdo de Hidrocarbonetos, ministrado no 3º ano do ensino médio. A atividade proposta foi aplicada a um docente responsável pela disciplina de Química em uma Escola de Referência, localizada na cidade de Palmares, e consistiu na utilização de um questionário com o objetivo de conhecer a opinião do docente sobre a metodologia utilizada, qual sua expectativa sobre sua contribuição ao processo de ensino e aprendizagem e o que ele tem a comentar do desempenho dos alunos após a aplicação desta metodologia. A partir do que foi observado no questionário aplicado ao docente, pode-se concluir que o mesmo acredita na importância que as novas metodologias de ensino têm na evolução da construção do conhecimento de seus alunos, fazendo deles cidadãos mais críticos e reflexivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.