Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALTERAÇÕES ORTOGRÁFICAS: UMA ANÁLISE ACERCA DA SEGMENTAÇÃO INDEVIDA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS

Palavra-chaves: ENSINO DE ORTOGRAFIA, ALTERAÇÕES ORTOGRÁFICAS, HIPERSEGMENTAÇÃ, HIPOSSEGMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Identificar a forma como os discentes estão se apropriando da norma de ortografia é um amplo desafio que professores de língua portuguesa lidam cotidianamente, nos diferentes níveis da educação básica. Diante disso, destaca-se que a convenção ortográfica tem sido, durante anos, um grande entrave enfrentado por muitos alunos, para entender as diversas relações fonográficas, bem como para compreender que as palavras são separadas por espaços em branco. Nesse contexto, o presente artigo objetiva: Analisar as alterações ortográficas decorrentes da segmentação indevida, em produções textuais de alunos do 6º ano. Este trabalho se justifica, dentre outros aspectos, pela proeminência de se entender melhor os desvios ortográficos relativos à segmentação indevida, hipo e hipersegmentação, de se refletir sobre o panorama do ensino ortográfico hodiernamente e de se promover um diagnóstico das hipóteses que os alunos formulam quanto estão se aprendendo acerca do sistema de língua escrita. Desse modo, este estudo foi efetivado mediante uma pesquisa quantitativa, na qual se constatou a quantidade de erros ortográficos enquadradas na categoria de análise, e de campo, já que os dados foram coletados por meio de produções de textos espontâneos, como alunos do 6º ano, em uma escola pública e estadual da cidade de São Raimundo Nonato-PI. Para consolidar este trabalho, teve-se como base autores como Soares (2003), Rojo (1998), Cunha e Miranda (2009), Nóbrega (2013), Chacon (1998), Zorzi (1998, 2009), dentre outros. Tendo como parâmetros os dados analisados concernentes à segmentação indevida, observou-se que as alterações relacionadas à hipossegmentação, a qual ocorre quando há a junção de duas ou mais palavras de forma inadequada, foram mais presentes nas produções textuais do que os concernentes à hipersegmentação, que acontece quando uma palavra é fracionada.

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