Este trabalho apresenta os resultados alcançados por meio do levantamento bibliográfico realizado na Base de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de 2005 a 2015, a fim de identificar a produção acadêmica sobre Cultura Visual que se origina nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. Este levantamento bibliográfico integra-se a um projeto de pesquisa mais amplo, sobre o estado do conhecimento da Cultura Visual no Brasil, no período de 2005-2015, conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A coleta realizada no banco de dados indicado efetivou-se a partir de dois descritores: cultura visual e visualidade. Esses descritores foram selecionados em virtude da Cultura Visual ainda ser um campo de estudo emergente, em construção, com muitas divergências entre seus estudiosos em relação à sua delimitação e ao seu próprio objeto de estudo. Por essa razão optou-se pelo termo que denomina o próprio campo como também pelo conceito que diferencia a Cultura Visual de outros campos de estudo, que é o conceito de visualidade, compreendido como modos de ver. Foram localizados duzentos e setenta e quatro trabalhos que continham os descritores no título, resumo ou palavras-chave de dissertações e teses. Os resultados apontam para um número significativo de trabalhos produzidos em Programas de Pós-graduação nas áreas de Artes, Comunicação e Educação e História. Focalizou-se os trabalhos produzidos em Programas de Pós-Graduação na área de Educação, que destaca-se com a quantidade de trinta e oito trabalhos, sendo vinte e sete em nível de Mestrado e onze em nível de Doutorado. Conclui-se que a problemática dos modos de ver, discutida pelo campo da Cultura Visual, tem se afirmado na área da Educação ao longo do período em estudo, com o incremento quantitativo de dissertações e teses, que voltam-se para a discussão da infância, em cruzamento com a Arte-Educação e Artes Visuais, vinculadas a Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como a Formação de Professores, indicando a preocupação com o processo de formação em uma cultura em que abundam os atos visuais.