As atividades experimentais no ensino de Química exercem papel fundamental uma vez que contribuem para melhor compreensão dos conceitos e apresentam-se como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, grupo do PIBID - Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), implantou na E.E.F.M. Santo Afonso um Laboratório Vivo Interdisciplinar (LaVI). Para implementar a horta o grupo do PIBID – Química em cooperação com os PIBID’s de Educação ambiental e Biologia organizaram-se para integrar a comunidade escolar no processo de criação. A implantação do novo ambiente se deu após a percepção, por parte dos participantes do programa, de uma área ociosa na escola, a qual poderia vir a receber a horta, assim, solicitou-se uma reunião ao Núcleo Gestor, na qual foi apresentado o projeto de implementação da Horta Escolar. Tendo apoio da Comunidade Escolar, solicitou-se, que o espaço ocioso fosse limpo, para que o trabalho de construção pudesse ser iniciado. Diante disso, os grupos do PIBID de Química, Biologia e Educação Ambiental elaboraram planos de aula para turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio nos quais abordou-se os conteúdos das áreas específicas relacionando-os a temas ligados a horta, como compostagem, características do solo e coloração das plantas. As aulas desenvolvidas pretendiam permitir aos estudantes adquirirem os conhecimentos necessários para o correto manejo e cuidado com solo e plantação. Assim, aplicou-se as aulas de forma expositiva-dialogada com um grupo de alunos previamente selecionados com objetivo de torná-los agentes multiplicadores do conhecimento e de serem responsáveis por repassar os aprendizados aos outros discentes da escola e, ainda, realizar a manutenção do espaço. Após a realização das atividades de limpeza, elaboração do espaço, de aulas sobre as formas corretas de implantação da horta e formação de agentes multiplicadores, inaugurou-se o novo ambiente. À vista disso, foram desenvolvidos dois planos de aula para a disciplina de Química. A primeira aula experimental foi realizada com as turmas de 2ª série do Ensino Médio, onde tratou-se do tema pH do solo. A segunda aula consistiu na preparação de indicadores ácido-base naturais a base de flores presentes no local e foi desenvolvida com as turmas de 1º série do Ensino Médio. Em vista disso, o LaVI apresentou-se como uma alternativa viável às escolas que não possuem laboratório de ciências ou ainda, que os possui, mas que por motivos estruturais não podem utilizá-lo. Ademais, o Laboratório Vivo Interdisciplinar insere os estudantes no processo educativo de forma ativa, com protagonismo, valorizando seus conhecimentos prévios e suas vivências na aquisição de conteúdo.