UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38867 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1994 "inscrito_id" => 7516 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades, e a criação de novas modalidades de ensino utilizando ambientes virtuais de aprendizagem – AVA. Os estudantes utilizam diversas tecnologias disponíveis como games, smartphones, notebook, tablets conectados à Internet, e se depara com a sala de aula tradicional “quadro e giz”. Contrastando com a realidade tecnológica em que ele está inserido, a sala oferece pouco ou nenhum recurso tecnológico ou multimídia, quando muito um data show. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, sua sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar a nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do AVA moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado neste artigo está fundamentado em uma revisão de literatura. Assim, foi possível fazer pesquisas em diferentes referências bibliográficas tais como: livros, artigos científicos, dissertações, materiais eletrônicos. O AVA moodle se utilizado de forma correta pode ser uma excelente ferramenta dentro do contexto da sala de aula, possibilitando a formação do aluno autônomo, capaz de desenvolver métodos de pesquisa consistentes, que serão úteis tanto nas interações acadêmicas quanto nas relações sociais. Portanto, além de auxiliar o aluno, a utilização da plataforma moodle também contribui para que o professor tenha êxito no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e realize seu trabalho de forma eficaz, não centralizando as atividades na sua pessoa, visto que a interação entre docente e discente se mostrará contínua e ambos serão beneficiados mutuamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AVA, MOODLE, ENSINO-APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7516_11092017161233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DASSAYEVY FERNANDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "DASSAYEVY" "autor_email" => "dassayevyfc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38867 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1994 "inscrito_id" => 7516 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades, e a criação de novas modalidades de ensino utilizando ambientes virtuais de aprendizagem – AVA. Os estudantes utilizam diversas tecnologias disponíveis como games, smartphones, notebook, tablets conectados à Internet, e se depara com a sala de aula tradicional “quadro e giz”. Contrastando com a realidade tecnológica em que ele está inserido, a sala oferece pouco ou nenhum recurso tecnológico ou multimídia, quando muito um data show. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, sua sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar a nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do AVA moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado neste artigo está fundamentado em uma revisão de literatura. Assim, foi possível fazer pesquisas em diferentes referências bibliográficas tais como: livros, artigos científicos, dissertações, materiais eletrônicos. O AVA moodle se utilizado de forma correta pode ser uma excelente ferramenta dentro do contexto da sala de aula, possibilitando a formação do aluno autônomo, capaz de desenvolver métodos de pesquisa consistentes, que serão úteis tanto nas interações acadêmicas quanto nas relações sociais. Portanto, além de auxiliar o aluno, a utilização da plataforma moodle também contribui para que o professor tenha êxito no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e realize seu trabalho de forma eficaz, não centralizando as atividades na sua pessoa, visto que a interação entre docente e discente se mostrará contínua e ambos serão beneficiados mutuamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AVA, MOODLE, ENSINO-APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7516_11092017161233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DASSAYEVY FERNANDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "DASSAYEVY" "autor_email" => "dassayevyfc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }