Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades, e a criação de novas modalidades de ensino utilizando ambientes virtuais de aprendizagem – AVA. Os estudantes utilizam diversas tecnologias disponíveis como games, smartphones, notebook, tablets conectados à Internet, e se depara com a sala de aula tradicional “quadro e giz”. Contrastando com a realidade tecnológica em que ele está inserido, a sala oferece pouco ou nenhum recurso tecnológico ou multimídia, quando muito um data show. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, sua sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar a nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do AVA moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado neste artigo está fundamentado em uma revisão de literatura. Assim, foi possível fazer pesquisas em diferentes referências bibliográficas tais como: livros, artigos científicos, dissertações, materiais eletrônicos. O AVA moodle se utilizado de forma correta pode ser uma excelente ferramenta dentro do contexto da sala de aula, possibilitando a formação do aluno autônomo, capaz de desenvolver métodos de pesquisa consistentes, que serão úteis tanto nas interações acadêmicas quanto nas relações sociais. Portanto, além de auxiliar o aluno, a utilização da plataforma moodle também contribui para que o professor tenha êxito no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e realize seu trabalho de forma eficaz, não centralizando as atividades na sua pessoa, visto que a interação entre docente e discente se mostrará contínua e ambos serão beneficiados mutuamente.