O presente artigo propõe um breve estudo acerca da prática de ensino de história dentro da sala de aula quando se pretende abordar a literatura como método de ensino. Procura-se estudar de que maneira a arte literária pode auxiliar no ensino de história, como ela pode contextualizar um período histórico estudado pelos alunos. Em diferentes períodos históricos foram produzidas diferentes literaturas em divergentes escolas literárias, cada qual procurando abordar a realidade do seu período. Sendo assim, a história foi abordada além do fazer histórico, ela esta também na ficção literária. A visão sobre como podemos abordar a arte literária para ensinar história vem da escola dos Annales, foi com eles que, a partir do século XX, com Lucien Febvre e Marc Bloch, que se pensou na possibilidade de usar a literatura como forma de ensino em história. Contrariando a historiografia até então vigente, que era a positivista, ou, também chamada tradicionalista – que entendia a história como a narrativa dos grandes acontecimentos, ou dos feitos de homens ilustres -, a escola dos Annales introduz nos seus estudos visões de outras áreas, como: a antropologia, a sociologia, a geografia, a psicologia, a economia e etc, estudando arte, música, literatura. A partir da visão de teóricos como: Valdeci Rezende Borges, José Carlos Reis e Sandra Jatahy Pesavento dialogamos com a possibilidade de utilizar a arte literária no ensino de história. Sabe-se que o fazer literário é uma ficção, uma criação do autor, mas mesmo na fantasia literária se inscreve formas de como a sociedade vive, pensa e se comporta. É nas entrelinhas da ficção que se pode vislumbrar a mentalidade da sociedade da época em que a obra foi escrita.