Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DE ADORNO E BOURDIEU PARA PENSAR A SOCIOLOGIA NA ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO SOCIOEDUCATIVA

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Entendendo que o campo da Sociologia é bem mais abrangente e amplo que da disciplina de Sociologia ofertada em sala de aula, e tendo em vista também a importância e diversidade dos seus conteúdos para uma melhor formação não somente do aluno, mas do indivíduo, o intuito é ampliar de maneira prática a forma como a sociologia é teoricamente produzida em sala de aula e de como esse conhecimento pode ser utilizado na vida cotidiana e na prática social, ou seja, nas relações estabelecidas pelos alunos dentro e fora do ambiente escolar, pensando a interdisciplinaridade da disciplina não somente com os conteúdos em sala, mas também a partir dos que nos levam a pensá-la, analisá-la, entendê-la mais amplamente, assim interagir o que Bourdieu teoriza sobre a dinâmica dos campos (e nos campos) juntamente com a Teoria Crítica proposta por Adorno no que se refere à emancipação do Homem, tendo como plano de análise a educação como meio para tal emancipação, visto que para o referido autor a Teoria Crítica almeja esclarecer ao homem sua condição enquanto agente histórico de produções e de suas relações e condições de vida, onde a partir disso poderá encontrar condições de mobilização para uma ação transformadora.

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