AS CONTRIBUIÇÕES DE ADORNO E BOURDIEU PARA PENSAR A SOCIOLOGIA NA ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO SOCIOEDUCATIVA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35907 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4877 "inscrito_id" => 753 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE ADORNO E BOURDIEU PARA PENSAR A SOCIOLOGIA NA ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO SOCIOEDUCATIVA" "resumo" => "Entendendo que o campo da Sociologia é bem mais abrangente e amplo que da disciplina de Sociologia ofertada em sala de aula, e tendo em vista também a importância e diversidade dos seus conteúdos para uma melhor formação não somente do aluno, mas do indivíduo, o intuito é ampliar de maneira prática a forma como a sociologia é teoricamente produzida em sala de aula e de como esse conhecimento pode ser utilizado na vida cotidiana e na prática social, ou seja, nas relações estabelecidas pelos alunos dentro e fora do ambiente escolar, pensando a interdisciplinaridade da disciplina não somente com os conteúdos em sala, mas também a partir dos que nos levam a pensá-la, analisá-la, entendê-la mais amplamente, assim interagir o que Bourdieu teoriza sobre a dinâmica dos campos (e nos campos) juntamente com a Teoria Crítica proposta por Adorno no que se refere à emancipação do Homem, tendo como plano de análise a educação como meio para tal emancipação, visto que para o referido autor a Teoria Crítica almeja esclarecer ao homem sua condição enquanto agente histórico de produções e de suas relações e condições de vida, onde a partir disso poderá encontrar condições de mobilização para uma ação transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, INTEGRAÇÃO, ENSONO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID753_17102017125638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH RODRIGUES SANTOS" "autor_nome_curto" => "RUTH RODRIGUES" "autor_email" => "rodriguesruth.s@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35907 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4877 "inscrito_id" => 753 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE ADORNO E BOURDIEU PARA PENSAR A SOCIOLOGIA NA ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO SOCIOEDUCATIVA" "resumo" => "Entendendo que o campo da Sociologia é bem mais abrangente e amplo que da disciplina de Sociologia ofertada em sala de aula, e tendo em vista também a importância e diversidade dos seus conteúdos para uma melhor formação não somente do aluno, mas do indivíduo, o intuito é ampliar de maneira prática a forma como a sociologia é teoricamente produzida em sala de aula e de como esse conhecimento pode ser utilizado na vida cotidiana e na prática social, ou seja, nas relações estabelecidas pelos alunos dentro e fora do ambiente escolar, pensando a interdisciplinaridade da disciplina não somente com os conteúdos em sala, mas também a partir dos que nos levam a pensá-la, analisá-la, entendê-la mais amplamente, assim interagir o que Bourdieu teoriza sobre a dinâmica dos campos (e nos campos) juntamente com a Teoria Crítica proposta por Adorno no que se refere à emancipação do Homem, tendo como plano de análise a educação como meio para tal emancipação, visto que para o referido autor a Teoria Crítica almeja esclarecer ao homem sua condição enquanto agente histórico de produções e de suas relações e condições de vida, onde a partir disso poderá encontrar condições de mobilização para uma ação transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA, INTEGRAÇÃO, ENSONO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID753_17102017125638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH RODRIGUES SANTOS" "autor_nome_curto" => "RUTH RODRIGUES" "autor_email" => "rodriguesruth.s@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }