A utilização da História e Filosofia das Ciências vêm ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar. De acordo com a literatura científica, sua inserção pode desencadear diversas melhorias para o ensino de Cências e, consequentemente, a construção do conhecimento científico. A ciência não é fruto do acaso ou de descobertas de um pequeno número de pensadores, esta advém do acúmulo de conhecimento de várias pesquisas científicas no decorrer dos séculos. Neste contexto, a utilização da HFC se torna uma ferramenta de ensino, necessária para diminuir os reducionismos dos aspectos científicos possibilitando mostrar que a Química não é uma ciência pronta e acabada. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo principal analisar a utilização de uma sequência didática no 2º ano do Ensino Médio com a inserção da História e Filosofia das Ciências (HFC) resgatando as contribuições de Humphry Davy e Alessandro Volta para o estudo da Eletroquímica especificando os conceitos de eletrólise, pilhas e baterias. Tratou- se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 19 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A avaliação da aprendizagem foi realizada com a produção textual e a elaboração de um mapa conceitual expondo os conceitos trabalhados e uma bateria de exercícios com questões contextualizadas referentes ao conteúdo.. Serviu para coleta de dados um questionário misto para avaliação da sequência didática pelos alunos participantes. Os dados foram sistematizados e categorizados e feita a análide de conteúdo de Bardin (2011) e interpretados à luz da literatura pertinente. Os resultados apontaram que a utilização da HFC contribui de forma satisfatória para o entendimento e construção do conhecimnto científico a partir de fatos históricos ligados ao contexto científico relacionado ao conteúdo visto em sala de aula. O uso de charges, imagens e vídeos relacionados ao cotidiano possibilitou aos alunos observar a aplicação da ciência aos fenômenos que ocorrem diariamente a sua volta e constatar os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas e baterias no meio ambiente. A experimentação associado à construção de pilhas e baterias possibilitou aos alunos observarem e diferenciarem como ocorre um processo espontâneo e não espontâneo relacionado a pilhas e baterias. Conclui- se então que a sequência didática para o estudo da eletroquímica e conceitos históricos relacionados favoreceu o processo de ensino e aprendizagem e a resolução de exercícios de forma satisfatória, possibilitando uma maior motivação e interesse pelo conhecimento científico, a qual permitiu aos alunos uma aprendizagem significativa.