O presente artigo aborda a formação continuada de professores a partir de duas vozes de ponto de vista distintos. A primeira voz destina-se as concepções relatadas pela Coordenação Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 13 e a segunda voz ficou a cargo dos professores de Matemática das escolas Estaduais das cidades de Crateús e Nova Russas. A investigação surgiu mediante reflexões e indagações que circundam o processo de formação docente, os estudos aqui presentes ocorreram no primeiro semestre do ano de 2017. A pesquisa apresenta o conceito e os objetivos de formação continuada, bem como os distanciamentos existentes entre o que os teóricos e as instituições determinam e o que é realizado na prática das escolas investigadas. Como metodologia de pesquisa fez-se necessário que o estudo ocorresse em dois momentos; inicialmente em um primeiro momento a investigação foi pautada a partir de uma revisão da literatura a cerca de teóricos que abordam como se dá a formação continuada, tais como Chimentão (2009), Alferes e Mainardes (2009) e Shigunov Neto e Maciel (2002), que nos apresentam estudos consolidados a cerca da formação docente. Em um segundo momento foi realizado a pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários com os professores da rede estadual de ensino, em consonância foi realizado também uma entrevista com uma técnica da CREDE 13. Como resultados da pesquisa, percebeu-se um cenário preocupante, uma vez que, evidenciaram-se divergências entre aquilo que é proposto pelos órgãos governamentais e o que é realizado na prática nas escolas.