O uso de jogos educativos é uma ferramenta de fundamental importância, visto que proporciona ao professor uma aula dinâmica e interativa, além de aprenderem se divertindo, os alunos conseguem desenvolver o raciocínio, a interação entre si e com o professor, a competitividade e, ao mesmo tempo, o trabalho em equipe, fazendo com que eles melhor compreendam os fenômenos físicos. No entanto, esse método enfrenta obstáculos, pois muitos professores não fazem a utilização dessa metodologia, prendendo-se a métodos antigos, que não despertam o interesse dos discentes. Partindo disso, o presente trabalho tem como principal objetivo a criação de um jogo para ensinar Termodinâmica, fazendo interdisciplinaridade entre a Física e a Educação Ambiental, com destaque a um problema mundial que vem afetando a vida na terra, o efeito estufa, além disso, investigar se o uso do jogo “Trilha da Física: passo a passo da Termodinâmica” contribui para uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada neste estudo foi a descritiva, com abordagem qualitativa, sendo realizada com duas turmas do 2º ano do ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Angical. O trabalho fundamentou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s e nas concepções de vários autores que abordam a problemática como: Brasil (1997), Campanili (2004), Fonseca (2002), Kump (2002), Lopes (2001), Miranda (2001), Nérice (1987), Ricardo (2004) e Sisto (2001). Os resultados da pesquisa indicaram que, antes da aplicação do jogo, um pouco mais da metade dos alunos, o que corresponde a 58%, responderam de forma correta ao questionário diagnóstico, porém, quase metade deles, responderam incorretamente, sendo que o assunto de termodinâmica já teria sido ministrado, segundo a grade de conteúdos previstos para o ano. Já após a aula ministrada e aplicação do jogo, mais de 90% dos alunos responderam corretamente ao questionário, percebendo-se um aumento de 33% nas respostas corretas, em relação ao questionário aplicado antes do jogo. Concluiu-se que o jogo é um método muito eficaz, que facilitou a compreensão do conteúdo e também serviu como fixador do mesmo. Portanto, essa ferramenta deveria ser utilizada mais vezes pelos professores, pois contribui para um melhor resultado no processo ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que, não pode ser feito de forma isolada, deve-se fazer a exposição do conteúdo, primeiramente, para só depois aplicá-lo.