A literatura de cordel apresenta-se como uma das mais ricas manifestações da cultura
popular do Nordeste, com capacidade de ser contextualizada e reproduzida no ambiente escolar; com uma
linguagem interessante e como uma importante ferramenta pedagógica capaz de promover questionamentos,
despertar o imaginário e a reflexão, assim como incitar a capacidade cognitiva. Sabe-se que a História é vista
como mais uma disciplina exaustiva, difícil e abstrata, segundo a opinião da maioria dos alunos do ensino
médio. Dessa forma, é com base nessa proposta de inovação que a equipe do PIBID realizou um relato de
experiência com a turma do 2° ano D, na escola atuante Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Solon de Lucena, utilizando-se da literatura de cordel. A proposta inicial foi a apresentação de um exemplo
de cordel pronto e uma folha distribuída aos alunos, ensinando-os como produzir seus próprios cordéis, isso
para auxiliar na compreensão. Será abordado no decorrer do artigo como o uso da literatura cordel na
História pode contribuir na dinâmica do aprendizado, pontuando também as problemáticas envolvidas nessa
prática, pelo simples fato de que o professor, muitas vezes, ignora práticas pedagógicas novas, fazendo seu
aluno perder o interesse e achar a aula de história desinteressante. No entanto, para mudar essa visão é
necessário que o docente mude sua postura e acompanhe as mudanças na sua forma de ensino, buscando
novos recursos. De forma a criar um elo entre o ensino e a modalidade didática proposta, mostrando que arte
e cultura podem ser um suporte para disciplinas como a História.