Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, MIDIA, INTERAÇAO Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36296
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3514
    "inscrito_id" => 6219
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Pretende-se nesse artigo abordar aspectos teóricos e práticos que norteia o projeto contribuições das tecnologias da informação e do conhecimento no contexto escolar. Teve como objetivo investigar a implementação do uso das tecnologias como uma ferramenta importante e motivadora no contexto escolar e foi desenvolvida com 42 alunos, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Jandira de Andrade Lima, em Limoeiro, do turno noturno, durante os meses de abril, maio e junho de 2015.  A metodologia fundamentou-se na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos e foram utilizados recursos prioritários como: vídeo, utilização de blog, emails, biblioteca virtual, laboratório de  informática e notebooks. Foi elaborado um questionário de forma semi estruturada seguindo um roteiro com perguntas abertas e fechadas voltadas para a caracterização do aluno e o nível de conhecimento no uso e acesso as tecnologias. Os resultados apontam que houve avanço significativo quanto ao processo de aprendizagem dos alunos no que se refere à assimilação do conteúdo, a construção e compreensão de textos convencionais e virtuais, leitura de textos de deleite e literários, favorecidos pelos instrumentos tecnológicos. Detectou-se que 76% dos alunos não tem conhecimento de informática, enquanto 98% responderam que consideram o uso da internet necessária a aprendizagem. Os dados revelaram que fatores como: limitações financeiras, a necessidade de trabalha e por residirem em locais de difícil acesso na zona rural, contribuíram de forma decisiva nas respostas no que diz respeito a importância e acessibilidade aos meios digitais. Conclui-se que o uso das tecnologias foram instrumentos fundamentais e facilitador para um melhor desempenho dos alunos  no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, MIDIA, INTERAÇAO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6219_13102017230954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSINEIDE MARIA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSINEIDE"
    "autor_email" => "jmclimoeiro@msn.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36296
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3514
    "inscrito_id" => 6219
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Pretende-se nesse artigo abordar aspectos teóricos e práticos que norteia o projeto contribuições das tecnologias da informação e do conhecimento no contexto escolar. Teve como objetivo investigar a implementação do uso das tecnologias como uma ferramenta importante e motivadora no contexto escolar e foi desenvolvida com 42 alunos, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Jandira de Andrade Lima, em Limoeiro, do turno noturno, durante os meses de abril, maio e junho de 2015.  A metodologia fundamentou-se na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos e foram utilizados recursos prioritários como: vídeo, utilização de blog, emails, biblioteca virtual, laboratório de  informática e notebooks. Foi elaborado um questionário de forma semi estruturada seguindo um roteiro com perguntas abertas e fechadas voltadas para a caracterização do aluno e o nível de conhecimento no uso e acesso as tecnologias. Os resultados apontam que houve avanço significativo quanto ao processo de aprendizagem dos alunos no que se refere à assimilação do conteúdo, a construção e compreensão de textos convencionais e virtuais, leitura de textos de deleite e literários, favorecidos pelos instrumentos tecnológicos. Detectou-se que 76% dos alunos não tem conhecimento de informática, enquanto 98% responderam que consideram o uso da internet necessária a aprendizagem. Os dados revelaram que fatores como: limitações financeiras, a necessidade de trabalha e por residirem em locais de difícil acesso na zona rural, contribuíram de forma decisiva nas respostas no que diz respeito a importância e acessibilidade aos meios digitais. Conclui-se que o uso das tecnologias foram instrumentos fundamentais e facilitador para um melhor desempenho dos alunos  no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, MIDIA, INTERAÇAO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6219_13102017230954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSINEIDE MARIA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSINEIDE"
    "autor_email" => "jmclimoeiro@msn.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Pretende-se nesse artigo abordar aspectos teóricos e práticos que norteia o projeto contribuições das tecnologias da informação e do conhecimento no contexto escolar. Teve como objetivo investigar a implementação do uso das tecnologias como uma ferramenta importante e motivadora no contexto escolar e foi desenvolvida com 42 alunos, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Jandira de Andrade Lima, em Limoeiro, do turno noturno, durante os meses de abril, maio e junho de 2015. A metodologia fundamentou-se na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos e foram utilizados recursos prioritários como: vídeo, utilização de blog, emails, biblioteca virtual, laboratório de informática e notebooks. Foi elaborado um questionário de forma semi estruturada seguindo um roteiro com perguntas abertas e fechadas voltadas para a caracterização do aluno e o nível de conhecimento no uso e acesso as tecnologias. Os resultados apontam que houve avanço significativo quanto ao processo de aprendizagem dos alunos no que se refere à assimilação do conteúdo, a construção e compreensão de textos convencionais e virtuais, leitura de textos de deleite e literários, favorecidos pelos instrumentos tecnológicos. Detectou-se que 76% dos alunos não tem conhecimento de informática, enquanto 98% responderam que consideram o uso da internet necessária a aprendizagem. Os dados revelaram que fatores como: limitações financeiras, a necessidade de trabalha e por residirem em locais de difícil acesso na zona rural, contribuíram de forma decisiva nas respostas no que diz respeito a importância e acessibilidade aos meios digitais. Conclui-se que o uso das tecnologias foram instrumentos fundamentais e facilitador para um melhor desempenho dos alunos no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.