Pretende-se nesse artigo abordar aspectos teóricos e práticos que norteia o projeto contribuições das tecnologias da informação e do conhecimento no contexto escolar. Teve como objetivo investigar a implementação do uso das tecnologias como uma ferramenta importante e motivadora no contexto escolar e foi desenvolvida com 42 alunos, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Jandira de Andrade Lima, em Limoeiro, do turno noturno, durante os meses de abril, maio e junho de 2015. A metodologia fundamentou-se na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos e foram utilizados recursos prioritários como: vídeo, utilização de blog, emails, biblioteca virtual, laboratório de informática e notebooks. Foi elaborado um questionário de forma semi estruturada seguindo um roteiro com perguntas abertas e fechadas voltadas para a caracterização do aluno e o nível de conhecimento no uso e acesso as tecnologias. Os resultados apontam que houve avanço significativo quanto ao processo de aprendizagem dos alunos no que se refere à assimilação do conteúdo, a construção e compreensão de textos convencionais e virtuais, leitura de textos de deleite e literários, favorecidos pelos instrumentos tecnológicos. Detectou-se que 76% dos alunos não tem conhecimento de informática, enquanto 98% responderam que consideram o uso da internet necessária a aprendizagem. Os dados revelaram que fatores como: limitações financeiras, a necessidade de trabalha e por residirem em locais de difícil acesso na zona rural, contribuíram de forma decisiva nas respostas no que diz respeito a importância e acessibilidade aos meios digitais. Conclui-se que o uso das tecnologias foram instrumentos fundamentais e facilitador para um melhor desempenho dos alunos no âmbito escolar.