O sistema educacional público brasileiro sofreu significativas ofensivas ao longo da história, caracterizadas por racionalização de recursos e reformas educacionais. Dessa forma, apresenta inúmeras fragilidades, as quais certamente aumentam e fortalecem o leque de desigualdades sociais no país. Na contramão desse processo, a Escola Marista Champagnat de Natal vem apresentando êxito em seu desenvolvimento educacional com as classes sociais menos favorecidas, inclusive usuárias do Programa Bolsa Família. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a função social da Escola Marista Champagnat de Natal, no processo de garantia do direito ao acesso e permanência dos educandos usuários do Programa Bolsa Família. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada pesquisa social qualitativa, de caráter documental, tendo como suporte o projeto político-pedagógico e o plano curricular da escola em questão, além de conhecer o perfil socioeconômico dos educandos usuários do Programa Bolsa Família do ano vigente, através de questionários aplicados na escola, com as famílias, no período destinado às solicitações de concessão de bolsa de estudo integral (100%). O estudo revelou a importância do Programa Bolsa Família para as famílias pobres. Para isso, foram analisados: renda, escolaridade dos pais, composição familiar e local de moradia. Por outro lado, foram superados rótulos e estigmas, no que diz respeito ao usuário apenas usufruir do benefício. Quando ao contrário, independente das condicionalidades, não são registrados índices de evasão, fato talvez justificado pela proposta de ensino da Escola, e sua responsabilidade em construir, por meio dos educandos, uma sociedade justa e solidária.