O presente artigo tem por intuito propiciar a reflexão sobre a gestão democrática no ambiente escolar. Faz-se um percurso histórico sobre a gestão democrática. Destaca-se ainda a postura do gestor frente ao processo democrático. Para tanto, buscou-se a contribuição de vários autores como: Souza; Faria (2003), Luck (2000; 2001), Saviani (1999), Furtado (2005), Boaventura (1996), Brito (2008), Carvalho (2005), Veiga (1995) dentre outros. No contexto atual, percebe-se cada vez mais há necessidade da gestão democrática no ambiente escolar. Fica claro que esse modelo de gestão possibilita autonomia e a recomendação de gestão colegiada, com responsabilidades compartilhadas pelas comunidades interna e externa da escola. Este estudo indica a gestão democrática como mecanismo de mediação e resolução de conflitos. A metodologia utilizada consistiu na revisão literária especializada e aportes legais da gestão democrática. Por meio desse, ficou claro que a gestão democrática fornece a comunidade escolar capacidade de ampliar o debate, proporcionando o desenvolvimento nos aspectos administrativo, pedagógico, financeiro e cultural. Além de autonomia, conscientização e desenvolvimento educacional.