Este trabalho expõe e discute concepções acerca da origem da vida, demonstradas por estudantes que estavam ingressando no Ensino Fundamental (E.F) de uma escola pública do Distrito Federal. Tendo como objetivo principal, identificar as concepções prévias apresentadas pelos estudantes a respeito da origem da vida no planeta Terra, e de que maneira as crenças populares e religiosas influenciam na construção dessas concepções, e como se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de tais conceitos na sala de aula de ciências. Para desenvolver este trabalho foi solicitado a seis turmas de 6º ano do E.F, que redigissem uma redação de no máximo quinze linhas, explicando como acreditavam na origem da vida na Terra. Essas seis turmas ainda não tinham tido aula a respeito do tema. As redações foram escritas sem interferência da professora. Os estudantes tiveram a liberdade de escrever o que pensavam ou acreditavam a respeito do assunto. Todas as redações foram lidas pelas autoras, corrigindo-se, apenas os erros de ortografia. Em aulas posteriores todas as redações foram lidas pelos estudantes, sendo que cada estudante leu a redação do colega. Depois da leitura foi iniciado um dialogo entre a professora e os estudantes para que cada um mostrasse seu ponto de vista, explicando a sua crença. Nas aulas seguintes foi trabalhado o conteúdo sobre a origem da vida, tendo o livro didático como referência. Foram abordadas as teorias: criacionista, evolucionista, o Big Bang e a Panspermia, presentes no livro didático. Após as aulas acima citadas, a professora iniciou outro momento de diálogos com estudantes procurando identificar se a abordagem do tema interferiu de alguma forma nas concepções. Observou-se que nenhum dos estudantes mudou o seu discurso. Ao analisar as concepções acerca da origem da vida, manifestada pelos estudantes em suas redações, constatou-se que estas estavam em consonância com vários trabalhos desenvolvidos sobre este tema.