Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA E O FANTASIAR: EFEITOS DO LETRAMENTO NO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Nas últimas décadas, apesar dos avanços e descobertas epistemológicas no seio das academias, em especial, dos cursos de Letras, deparamo-nos, ainda, com um ensino de literatura deficiente em muitas das escolas brasileiras. São poucas as instituições que acreditam, dadas as exigências de uma modernidade calcada na racionalidade, no poder transformador do código poético. Eis o que nos leva, aqui, a discorrer a respeito do status da literatura na promoção da subjetividade e da autonomia dos indivíduos. Para tanto, em termos metodológicos, empreendemos uma pesquisa de cunho bibliográfico, articulando teorias pertencentes a campos distintos do conhecimento. Assim, privilegiamos os trabalhos de CANDIDO (2011), COSSON (2014) e CORSO & CORSO (2006). Destarte, conseguimos concatenar pensamentos advindos da Teoria Literária, da Educação e da Psicanálise, numa lógica discursiva em que os conceitos se desterritorializaram em favor da sustentação de outras verdades. Quando necessário, apropriamo-nos de teóricos afins, sempre a preservar o diálogo convergente e a complentaridade das reflexões. Da investigação, duas reflexões se destacam: a) a Literatura, enquanto produto da linguagem, não se dissocia da experiência humana e b), na condição de produto e/ou artefato cultural, a literatura comporta uma tessitura semiótica que oferta possibilidades de contato com o saber, numa parceria onde o pacto ficcional torna possível o laço com a realidade externa e seus elementos humanos e sociais.

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