A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35299 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2257 "inscrito_id" => 3399 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO" "resumo" => "No presente trabalho, apresentamos um relato de uma experiência vivenciada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto a uma escola da rede estadual da Paraíba, situada na cidade de João Pessoa. O trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários e execução de um experimento com os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Na literatura é encontrado um grande número de pesquisas tratando das dificuldades que os professores enfrentam ao ensinar o tema de equilíbrio químico. É relatado que boa parte dos alunos têm dificuldades em entender qualitativamente o que está acontecendo nas reações, embora sejam capazes de resolver problemas quantitativos sem as devidas explicações conceituais (MACHADO; ARAGÃO, 1996). Para a execução desse trabalho no laboratório da própria escola, foi selecionado um experimento de equilíbrio químico, usando dicromato de potássio (K2Cr2O7), ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH) como reagentes. Os resultados, por meio de análise dos questionários e observações no laboratório, mostraram que a experimentação é uma ferramenta útil para articular o conhecimento teórico à prática e despertar o interesse científico dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, EQUILÍBRIO QUÍMICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3399_11092017192939.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELLIPE FREIRE SANTOS DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "FELLIPE FREIRE" "autor_email" => "fellipefreire@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35299 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2257 "inscrito_id" => 3399 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO" "resumo" => "No presente trabalho, apresentamos um relato de uma experiência vivenciada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto a uma escola da rede estadual da Paraíba, situada na cidade de João Pessoa. O trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários e execução de um experimento com os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Na literatura é encontrado um grande número de pesquisas tratando das dificuldades que os professores enfrentam ao ensinar o tema de equilíbrio químico. É relatado que boa parte dos alunos têm dificuldades em entender qualitativamente o que está acontecendo nas reações, embora sejam capazes de resolver problemas quantitativos sem as devidas explicações conceituais (MACHADO; ARAGÃO, 1996). Para a execução desse trabalho no laboratório da própria escola, foi selecionado um experimento de equilíbrio químico, usando dicromato de potássio (K2Cr2O7), ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH) como reagentes. Os resultados, por meio de análise dos questionários e observações no laboratório, mostraram que a experimentação é uma ferramenta útil para articular o conhecimento teórico à prática e despertar o interesse científico dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, EQUILÍBRIO QUÍMICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3399_11092017192939.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELLIPE FREIRE SANTOS DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "FELLIPE FREIRE" "autor_email" => "fellipefreire@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }