No presente trabalho, apresentamos um relato de uma experiência vivenciada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto a uma escola da rede estadual da Paraíba, situada na cidade de João Pessoa. O trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários e execução de um experimento com os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Na literatura é encontrado um grande número de pesquisas tratando das dificuldades que os professores enfrentam ao ensinar o tema de equilíbrio químico. É relatado que boa parte dos alunos têm dificuldades em entender qualitativamente o que está acontecendo nas reações, embora sejam capazes de resolver problemas quantitativos sem as devidas explicações conceituais (MACHADO; ARAGÃO, 1996). Para a execução desse trabalho no laboratório da própria escola, foi selecionado um experimento de equilíbrio químico, usando dicromato de potássio (K2Cr2O7), ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH) como reagentes. Os resultados, por meio de análise dos questionários e observações no laboratório, mostraram que a experimentação é uma ferramenta útil para articular o conhecimento teórico à prática e despertar o interesse científico dos estudantes.