O presente artigo tem como objetivo principal analisar como se desenvolve a gestão na escola municipal Borges de Sousa da cidade de Picos-PI, verificando qual o grau de envolvimento da comunidade escolar interna na tomada de decisões, bem como com os projetos e as atividades propostas pela gestão. Nesse contexto, ressalta-se que a gestão educacional no século XXI precisa estar fundada nos princípios democráticos, priorizando o diálogo, a participação e a descentralização das decisões. Sendo assim, a escolha desse tema surgiu da necessidade de discutir de modo mais aprofundado sobre o relevante papel da gestão escolar na construção de uma educação de qualidade. Vale destacar que este artigo está fundamentado nas teorizações de Lück (2009), Luckesi (2007), Tavares (2009), dentre outros autores que subsidiam as discussões e reflexões relacionadas à gestão escolar. Desse modo, a presente pesquisa trata-se de um estudo de caso realizado em uma escola municipal da cidade de Picos-PI. Em relação à natureza da pesquisa, é do tipo qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado nos dias 19 e 20 de novembro de 2015 um questionário com sete questões abertas a professores, vigias e zeladoras da escola. Verificou-se que a gestão da escola investigada se preocupa em ouvir, motivar e envolver sua equipe nas decisões, atividades e projetos que são desenvolvidos, o que repercute no modo como a equipe colabora com o que é proposto pelos gestores e que contribui com a oferta de uma educação significativa na escola. Entretanto, nota-se que a escola, bem como o trabalho da gestão apresenta algumas fragilidades que precisam ser repensadas e rediscutidas visando à oferta de uma educação cada vez mais de qualidade para a comunidade.